LEITE ESPIRITUAL II 14 junho 2011
ensinos elementares a respeito de Cristo
Há uma necessidade continua de ensinar os princípios elementares.
Quais são os ensinos elementares?
Hebreus 5:12 – 6:2
5:12. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido!
13 Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça.
14 Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.
6:1 Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,
6:2 da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.
1. o arrependimento de atos que conduzem à morte
É interessante que a primeira coisa na lista é arrependimento
Mateus 3:2
Mateus 4:17
Marcos 1:14, 15
Marcos 6:12
Lucas 5:30-32
Lucas 24:46-47
Atos 2:38
Atos 17:30
Atos 26:20
Arrependimento – o que significa? Mateus 21:28-29
Palavras paralelas ao arrependimento:
Se converter Mateus 18:3
Confessar que Jesus é Senhor Romanos 10:9
Se tornar discípulo de Jesus Mateus 28:19
Morrer para o pecado Romanos 6:1 - 2
Arrependimento é necessário para a salvação Lucas 13:3
Quem é o cristão verdadeiramente? Aquele que fez Jesus seu Senhor!
Atos 3:19
Atos 2:38
A atitude do arrependido é igual à do discípulo:
Não minha vontade, mas Sua seja feita.
Fale Senhor, seu servo atende.
Eis me aqui, envie a mim.
Estou crucificado com Cristo, Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.
2. FÉ EM DEUS
O fato fundamental da fé cristã é que Jesus, Filho de Deus morreu na cruz pelos nossos pecados.
1 Coríntios 15:1-4 Este é o evangelho, as boas novas de Deus. Esta doutrina tem que ser aceita e todas as outras doutrinas ficam entendidos na luz desta verdade.
Cristo morreu pelos nossos pecados. Isaías 53:5-6
No centro de salvação é sacrifício. Isto é de suma importância.
Romanos 6:23
Romanos 4:4
Hebreus 10:4
Cristo é o único sacrifício eficaz pelos nossos pecados. “Quem me poderá salvar? Cristo que verteu seu sangue”.
1 Pedro 1:18, 19
Efésios 2:8, 9;
Tito 3:4-6
Nós confiamos somente no sangue de Cristo e nada mais. Esperamos a misericórdia de Deus somente quando o sangue de Cristo está colocado entre a gente e Deus. Como se chama esta confiança? Obras? De jeito nenhum! A Palavra chama isso de “fé”. Por graça mediante a fé. Um presente não é presente se temos que comprá-lo.
O que é a fé salvadora e o que está incluído nela?
Não é meramente intelectual. Até os demônios crêem e tremem.
Fé que salva é fé que ama a Deus. Gálatas 5:6.
Fé salvadora busca a Deus com diligência. Hebreus 11:6
Fé genuína pode ser expressa ou não, mas ainda é fé. Se Deus não exige uma expressão da fé, Ele vai abençoar a pessoa com fé somente. Se Ele exige uma expressão da fé a benção só vem com a expressão.
Exemplos:
João 9 - o cego – Jesus exigiu uma expressão de fé
Mateus os dois cegos – Jesus não exigiu uma expressão da fé
Marcos 2 o paralítico – Jesus viu a expressão da fé dois amigos, uma expressão que Ele não exigiu, mas baseada nesta fé expressada, Ele abençoou.
Aprendemos duas coisas disso: Fé era a condição da cura e os esforços dos amigos não anulou sua fé. Seus atos não transformaram sua fé em obras para que eles pudessem tomar o crédito pela cura. Fé expressada ainda é fé.
Hebreus 11:30 – Marchando não derruba muralhas de pedra. Mas Deus mandou as marchas e estas marchas demonstraram sua fé em Deus. Deus, na condição derrubou as muralhas de Jericó.
Duas lições:
1. Fé, mesmo expressada, é ainda chamada de fé. Não é chamada de obras.
2. Expressões de fé não anulam a fé. Se Israel tivesse recusado marchar, teria sido prova da falta de fé bem como as suas marchas provaram sua fé.
Como é a fé salvadora?
Sem arrependimento o pecador não pode ser salvo, mas a salvação vem pela fé. Então arrependimento tem que ser entendido de uma maneira.
Onde fica o batismo? No lado de fé ou no lado de obras?
Sé é uma condição da salvação, tem que ser fé.
O batismo é fé expressada no ato.
Fé na morte, sepultamento e ressurreição de Cristo pelos nossos pecados é a fé que salva.
O batismo expressa, retrata esta fé.
Então o batismo é a expressão da fé escolhida por Deus.
Sem fé, batismo não tem sentido. Ai o batismo de criancinhas perde sentido.
As escrituras apresentam o batismo como expressão da nossa fé: Gálatas 3:26, 27.
Quando testemunhamos um batismo, sabemos, se a pessoa é sincera e informada, que ela crê que Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitado para nossa salvação.
Não teremos esta certeza vendo a pessoa fazer um ato de caridade por exemplo. Caridade é uma obra cristã, mas não ilustra uma morte e ressurreição.
Quando falamos de salvação, não podemos separar fé, arrependimento e batismo.
Atos 11:18
Atos 2:38
Atos Será que existe um pecador ainda rebelde, insubmisso com coração purificado?
Fé transforma o coração, arrependimento transforma a vida e batismo transforma o estado?
“Fé”, mesmo sendo expressa por arrependimento e batismo. Salvação vem pela fé em Cristo e esta fé ainda se chama
Como uma pessoa pode ser salva?
Não por obras
Não por fé e obras
Mas por fé que opera, fé que se arrepende, fé que se batiza e fé que obedece.
Há muito mais para dizer sobre a fé, mas estes são algumas coisas fundamentais dos ensinos elementares a respeito de Cristo.
3. a instrução a respeito de batismos (Hebreus 6:2)
Batismo! Que assunto belo e significante! Que grande coisa que Nosso Deus inventou para nós!
Porque houve tanta pressa no Novo Testamento para ser batizados? Podia ser muito inconveniente batizar como fizeram naquela época. Imagine as multidões que saíram para ser batizado por João no Rio Jordão. Onde trocaram a roupa antes ou depois de entrarem no rio? Por que o carcereiro foi batizado “na mesma hora da noite”? Por que 3.000 pessoas foram batizadas no mesmo dia que ouviram um único sermão evangélico no dia de Pentecostes? Foram para casa de roupa toda molhada? Por que o eunuco e Filipe pararam a carruagem no meio de uma longa viagem, desceram para entrar em água para o eunuco ser batizado? Será que não tinham pelo menos um pouco de água com eles que Felipe podia colocar na cabeça dele? Porque Ananias disse a Saulo, “Por que demora? Levante-se, seja batizado e lave os seus pecados!” Sim, o batismo praticado no Novo Testamento podia ser bem inconveniente. E sempre foi urgente.
Será que Deus dá tanto importância no batismo quanto a gente? Na realidade, uma pergunta melhor seria: “Será que nós damos tanto importância e urgência no batismo quanto Deus?”.
O assunto do batismo é bastante importante, muito debatido e facilmente gera divisões. O alvo deste estudo é de ser conciliatório, claro e, acima de tudo, bíblico. Nas Escrituras, bem como no mundo cheio de religiões e denominações, há muitos “batismos” diferentes. Estas lições pretendem apresentar o evento que aconteceu na Bíblia quando alguém foi “batizado em Cristo”.
CONTEÚDO
A. QUE BÊNÇÃOS UMA PESSOA RECEBE QUANDO É BATIZADO BIBLICAMENTE?
B. DEVE UMA PESSOA COMPREENDER QUE SEUS PECADOS ESTÃO SENDO PERDOADOS QUANDO É BATIZADO PARA QUE SEU BATISMO SEJA VÁLIDO E EFICAZ?
C. DEVEMOS BATIZAR OS NENÊS?
D. COM QUE IDADE UMA CRIANÇA PODE SER BATIZADA?
E. O BATISMO BÍBLICO É POR IMERSÃO NAS ÁGUAS EM VEZ DE ASPERSÃO?
F. HÁ UM DETERMINADO FORMULÁRIO DE PALAVRAS QUE DEVEM SER FALADAS QUANDO SE FAZ UM BATIZADO?
G. QUANTOS BATISMOS HÁ?
CONCLUSÃO
APÊNDICE: O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
A. QUE BÊNÇÃOS
UMA PESSOA RECEBE QUANDO É BATIZADO BIBLICAMENTE? Afirmação: Uma pessoa é salva quando batizada corretamente. Há diversos aspectos ou maneiras de expressar esta benção da salvação no novo testamento:
1. Salvação - Marcos 16:15-16,
2. Perdão dos pecados - Atos 2:38,
3. Receber o dom do Espírito Santo - Atos 2:38,
4. Pecados lavados - Atos 22:16,
5. Purificação - Efésios 5:25-27
6. Santificação- Efésios 5:26
7. Uma consciência boa - 1 Pedro 3:21, (Novo Testamento versão fácil de ler).
8. Libertos da carne - Colossenses 2:11, 12, 9. Ressuscitado com Cristo - Colossenses 2:12,
10. Nascido de novo - João 3:3-5,
11. Batizado na morte de Cristo - Romanos 6:3-6
12. Torna-se um filho de Deus - Gálatas. 3:26, 27,
13. Vestido com Cristo - Gálatas. 3:27
14. Entra em Cristo - Gálatas. 3:27; Romanos 6:3
NOTA 1. A frase "em Cristo" é muito significativa! Quando nós entramos em Cristo, nós nos encontramos, então, "em Cristo" e "em Cristo" todas as bênçãos espirituais são nos dado. (Efésios 1:3, “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo.”).
Veja como é importante "estar em Cristo":
Romanos 3:24 - “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”.
Romanos 6:11- “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.”.
Romanos 6:23 - "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”.
Romanos 8:1 - “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”.
Romanos 12:5 - “assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.”.
2 Coríntios 5:17 - "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”.
2 Coríntios 5:21 - “Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”.
Gálatas. 3:14 - "para que aos gentios viesse à bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.”.
Gálatas. 3:28 - “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”.
Efésios 1:7 - “em quem temos a redenção pelo seu sangue, a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça.”.
Efésios 1:11 - “nele, digo, no qual também fomos feitos herança”
Efésios 2:6 - "... e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus”.
Efésios 2:7 - "para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus."
Efésios 2:13 - “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longes, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.”.
Efésios 3:6 - "a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;"
Efésios 3:12 - “no qual temos ousadia e acesso em confiança, pela nossa fé nele.”.
Filipenses 3:9 - "e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé.”.
Colossenses 2:10 - "e tendes a vossa plenitude nele, que é a cabeça de todo principado e potestade;”.
1 Tessalonicenses 4:16 - "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.”.
2 Timóteo 1:1 - “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,”.
2 Timóteo 1:9 - “que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos,”.
2 Timóteo 2:10 - “Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.”.
1 João 3:5 - “E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado.”.
1 João 5:11 - “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.”.
NOTA 2. Esta pergunta é feita frequentemente: "Eu tenho que ser batizado para ser salvo?”.
Talvez fosse mais fácil responder a esta se perguntássemos:
"Eu tenho que nascer da água e do Espírito para ser salvo?"
"Eu tenho que ser lavado dos meus pecados para ser salvo?"
"Eu tenho que me tornar filho de Deus para ser salvo?"
"Eu tenho que estar em Cristo para ser salvo?"
A resposta a todas estas perguntas é claramente a mesma - "Sim!" - desde que é no batismo que se recebe todas estas bênçãos e somos batizados “em Cristo; quer dizer, no batismo entramos em Cristo”. O batismo é necessário para um pecador ser salvo! É bom lembrar que o ato de ser batizado não é uma obra pela qual a pessoa chega a merecer a salvação. Ao contrário, como vamos ver agora, é no batismo que pedimos a Deus para purificar nossas consciências por meio da ressurreição de Cristo.
B. DEVE UMA PESSOA COMPREENDER QUE SEUS PECADOS ESTÃO SENDO PERDOADOS QUANDO É BATIZADO PARA QUE SEU BATISMO SEJA VÁLIDO E EFICAZ? Afirmação: sim e estas são as razões por que:
1. No batismo o pecador pede a Deus para salvá-lo
a. Atos 22:16 - "Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome." Esta passagem mostra que nós somos batizados para ter nossos pecados lavados e que no ato de sermos batizados, nós estamos invocando o nome do Senhor. Invocar o nome do Senhor significa pedir a Deus para salvar, ajudar, abençoar, proteger, agir, etc. Veja o ESTUDO DE PALAVRAS em baixo.
Pergunta: No batismo, nós estamos invocando o Senhor para fazer o que?
Resposta: Para salvar-nos! Para nos lavar dos nossos pecados!
Mas qual a situação se nós não sentimos a necessidade de ser salvo ou porque nós não cremos que Jesus salva ou
nós não nos achamos perdidos ou nós não sabemos realmente o que estamos fazendo ou porque nós cremos que nós somos salvos já?
Nestes casos, como poderíamos estar pedindo que o Senhor nos salve no batismo? Se nós não sentimos a necessidade de ser salvo, nós não poderíamos pedir para o Senhor nos salvar! O verdadeiro batismo bíblico é um ato em que nós estamos pedindo que o Senhor nos salve dos nossos pecados! Isto não está dizendo que seu batismo só é válido se repetir certas palavras como "Senhor, salve-me dos meus pecados" na hora do seu batismo. Está dizendo que devemos ser batizados pelo propósito correto.
b. 1 Pedro 3: 21 - "Aquela água é como a água do batismo que agora os salva. No batismo nós não tiramos a sujeira do corpo, mas pedimos a Deus por uma consciência limpa. E tudo isso é realizado mediante a ressurreição de Jesus Cristo." (Novo Testamento versão fácil de ler.) O batismo, de acordo com Pedro aqui, não é uma lavagem exterior da sujeira do corpo físico. O batismo que nos salva é "pedir a Deus por uma consciência limpa". Quer dizer, no ato de sermos batizados, nós estamos pedindo a Deus para que Ele limpe nossa alma da culpa do pecado. Isto é exatamente o mesmo pensamento expressado em Atos 22:16 acima.
Observe como as várias traduções rendem esta frase em 1 Pedro 3:21: o "batismo é ...
… pedimos a Deus por uma consciência limpa …" (Novo Testamento versão fácil de ler.)
… voltarmo-nos para Deus, pedindo-lhe que limpe as nossas consciências do pecado." (O LIVRO).
… da indagação de uma boa consciência para com Deus" (Tradução de João Ferreira de Almeida Edição Corrigida Fiel, Atualizada e Corrigida e também A Bíblia de Nova Jerusalém).
… “o compromisso (ou a indagação ou ainda a súplica por ou ainda o resultado) de uma boa consciência diante de Deus.” (Nova Versão Internacional).
… la aspiración de una buena conciencia hacia Dios." (Reina Valera 1960)
... consiste em pedir a Deus uma consciência boa (Ave Maria)
Obviamente, esta não é a frase mais fácil a traduzir. Beasley-Murray faz este comentário: "... a frase disputada pode ser rendida como uma oração a Deus por uma consciência boa ou uma promessa a Deus para manter uma consciência boa. Na primeira interpretação o batismo é declarado ser um apelo a Deus na parte do batizado, o qual é respondido com salvação através do Cristo ressuscitado.”.
A palavra "pedimos" faz mais sentido quando nós lemos a frase "agora … o batismo vos salva …" Faz sentido porque não há nenhuma maneira para que os pecadores tenham uma consciência limpa antes de ser salvo. É isto que significa realmente ser salvo - ser perdoado dos nossos pecados. Nós não somos salvos quando prometemos não pecar mais. Isso definiria melhor o arrependimento. Quando nós, no batismo, pedimos a Deus para limpar nossa consciência, Ele faz exatamente isso - Ele nos salva!
Qual a definição do batismo? Prometendo a Deus que viveremos com uma consciência limpa? Ou pedindo a Deus que Ele nos dê uma consciência limpa? Qualquer um que seja este nos salva. É o pecador dizendo "eu prometo nunca mais pecar!" Ou é o pecador clamando "Senhor, por favor, me salve". Eu creio que é, obviamente, o segundo. Aquele é o batismo verdadeiro.
Isto se torna mais claro comparando Hebreus 9:13, 14; 1 Pedro 3:21; e Atos 22:16.
Hebreus 9:13, 14: A consciência é purificada pelo sangue de Cristo — “Porque, se a aspersão do sangue de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?"
Atos 22: 16: No batismo invocamos o nome do Senhor para nos lavar dos nossos pecados. "Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”
1 Pedro 3: 21: No batismo pedimos a Deus por uma consciência limpa. “No batismo nós não tiramos a sujeira do corpo, mas pedimos a Deus por uma consciência limpa.”
Todos estes combinam e concordam. Nossa consciência está purificada pelo sangue de Cristo, no batismo entramos em contato com o sangue (morte) de Cristo e no batismo invocamos (pedimos) que o Senhor nos salve. Estas três frases falam a mesma coisa porque é no batismo que pedimos a Deus por uma consciência limpa pelo sangue de Cristo.
Se a pessoa sendo batizada não sabia ou não acreditava que Deus estava perdoando seus pecados (lavando-o dos seus pecados, redimindo-o dos seus pecados, purificando a sua consciência) no seu batismo, então certamente ela não estava pedindo ou invocando a Deus para ser perdoada dos seus pecados. Tal falta da compreensão faz que o seu batismo não seja o batismo mencionado em 1 Pedro 3:21, qual batismo nos salva. “
Salvação (perdão dos pecados), que vem de ser unido com Deus em Cristo, é dada quando nossos corações pedem a Deus por uma consciência limpa, confiando que Ele vai nos salvar. Nós fazemos isto quando nós somos batizados. O batismo bíblico é fé pedindo a Deus por salvação, baseado na morte de Cristo na cruz.
c. Colossenses 2:12 - “tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." A ressurreição a uma vida nova acontece por meio de nossa fé na operação ou poder de Deus. Nós, de fato, estamos confiando em Deus para nos salvar nesse ato do batismo.
Veja: No batismo nossa fé está na operação de Deus e não em nossas próprias obras. Quando nós somos batizados, nós acreditamos (confiamos) que Deus está operando. É com nossa fé na sua ação que o batismo funciona. Para que nosso batismo seja eficaz nós devemos acreditar que Deus está operando para nos ressuscitar para uma vida nova (para nos salvar).
Eis o batismo: clamando a Deus para salvar-nos e confiando que ele vai fazer, baseado no poder do sangue de Cristo.
ESTUDO DE PALAVRAS: INVOCAR O NOME DO SENHOR significa invocá-Lo a ação. Leia cada verso dentro do seu contexto e você observará que invocar o nome do Senhor significa pedir a Deus para salvar, ajudar, abençoar, proteger, agir, etc..
Salmo 116:4 - "Então, invoquei o nome do SENHOR: ó SENHOR, livra-me a alma."
Lamentações 3:55 - "Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome."
Joel 2:32 - "E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; pois no monte Sião e em Jerusalém estarão os que escaparem, como disse o Senhor, e entre os sobreviventes aqueles que o Senhor chamar.”
Zacharias 13:9 - "Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei como se purifica a prata, e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: é meu povo, e ela dirá: O SENHOR é meu Deus."
Atos 2:21 - “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
Atos 22:16 - "E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele."
Romanos 10:13 - “Por que: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo."
2. Justificação - Afirmação: a doutrina da justificação pela fé exige que uma pessoa compreenda e acredita que seus pecados estão sendo perdoados no batismo. É importante, conseqüentemente, para que nós saibamos o que a justificação significa.
Pense no super-religioso, hipócrita, egoísta, coluna da igreja e o sujo, corrupto, cobiçoso, traidor, pecador: Jesus "propôs também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e o outro publicano. O fariseu, de pé, assim orava consigo mesmo: ‘Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, roubadores, injustos, adúlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dízimo de tudo quanto ganho. ’ Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, sê propício a mim, o pecador! ’ Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 18:9-14)
a. Que significa ser justificado? A justificação, definida na concordância analítica "YOUNGS", significa "uma sentença judicial, declaração da direita, fazer ou declarar que alguém seja correto." O dicionário "VINE"S das palavras do Novo Testamento diz que justificar "denota o ato de pronunciar justo." A pessoa que é justificada é declarada ou pronunciada ser justa.
Alguns afirmam que "justificado" quer dizer "ficar como eu nunca tivesse pecado". Porém, apenas não ter nenhum pecado não nos faz aceitáveis nos olhos do Deus. Nós precisamos ter nossos pecados "tirados", mas também precisamos ter a justiça de Cristo "acrescentada". A justificação é quando o criminoso é declarado ser inocente dos crimes que cometeu mas também declarado ser uma pessoa justa.
Há uma diferença entre "ser justo" e "declarado ser justo”. Nós somos declarados a ser justos "no momento quando somos salvados. Nós passamos nossas vidas nos tornando ser mais e mais justos enquanto crescemos espiritualmente na imagem de Cristo. A justificação é exclusivamente um trabalho do Deus em que Ele nos dá ou imputa a justiça de Cristo.
Há dois tipos da justiça: justiça imputada (atribuída) e merecida. Considere Filipenses 3:3-9: "Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne. Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. Mas o que para mim era lucro passei a considerar como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé" - (isto é justiça imputada).
b. Nós somos justificados (salvos ou considerados como justos) pela fé.
"Concluímos, pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei." (Romanos 3:28)
"Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2:16)
"É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, por que: O justo viverá da fé" (Gálatas 3:11).
"Porque também nós éramos outrora insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja odiosa e odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador e o seu amor para com os homens, não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador; para que, sendo justificados pela sua graça, fôssemos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna." (Tito 3:3-7)
"Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus, para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:4-10)
c. Algumas conclusões baseadas nestas passagens:
· O motivo de Deus em nos salvar é sua misericórdia, bondade, amor e graça.
· Nossas ações não moveram Deus para a graça. A graça de Deus nos motiva a chegarmos perto dEle.
· Deus salva pecadores que não merecem ser salvos.
· Nós somos salvos pela graça através da fé.
· Salvação é pelo trabalho de Cristo, não pelo nosso trabalho.
· A ira era nos devida, mas a graça foi nos dada. .
· Nós não nos salvamos dos nossos pecados, mas Deus nos salva.
· Salvação é um presente do Deus.
· Salvação é por meio da fé.
· A fé que salva é uma fé obediente
· A resposta humana é necessária para salvação. Para ser salvos, nós temos que confiar em Jesus como nosso sacrifício pelos pecados.
· Todos nossos atos de justiça são excluídos como meio da salvação.
· A obediência perfeita de Cristo mereceu a salvação que nos é dada.
· Nós não somos salvos porque nós somos bastante bons mas pelo trabalho merecedor de Cristo.
· Fé salvadora é fé que confia na obra que Cristo realizou na cruz.
O batismo que agora nos salva (1 Pedro 3:21), para ser eficaz, deve ser classificado como fé. Deve ser uma expressão de nossa fé em Cristo como o sacrifício pelos nossos pecados! Se não, sendo salvo pelo batismo significaria que nós somos justificados por obras e não pela fé.
3. Batismo e justificação pela fé
"Batizado em Cristo" deve ser considerado como a fé e não como algum mandamento arbitrário de Deus para provar nossa prontidão de obedecê-LO. Somente quando o batismo é compreendido como a fé pode ele concordar com o propósito de Paulo em provar que a justificação é pela fé em Cristo. A coisa maior que pode ser dita a respeito de batismo é que é classificado como confiança em Cristo como o Salvador
a. Paul escreveu Gálatas para provar que nós somos filhos do Deus pela fé em Cristo e não pela lei - ao contrário dos legalistas que pregaram a justificação pelas obras da lei. Veja como Paulo enfatizou esta verdade:
Gálatas. 2:16 - “sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada."
Gálatas 2:21 - “Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.
Gálatas 3:6 - “Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça."
Gálatas. 3:7 - "Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão."
Gálatas. 3:8 - “Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações."
Gálatas. 3:9 - “De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão."
Gálatas. 3:26 - “Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus."
Gálatas. 3:27 - “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo."
Gálatas. 3:28 - “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."
Gálatas. 3:29 - “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa."
b. Gálatas. 3:27 não foi escrito como uma pregação sobre o batismo mas sobre a justificação pela fé. A única maneira que nós podemos compreender seu sentido no verso 27 é dentro do contexto em que foi escrito. Por que Paulo mencionou o batismo? Como cabe dentro do seu tema principal (Gálatas 2:16; 3:14)? Foi no contexto da justificação pela fé em Cristo que o apóstolo escreveu: "os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram" (3:27). Mas esta afirmação é precedida por "Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,” (verso 26). Se o sentido do batismo não seja classificado como a fé em Cristo, seria irrelevante ao argumento de Paulo que a justificação vem pela fé em Cristo em vez de pelas obras da lei.
Então, que significa o batismo? Significa mais que simplesmente a imersão na água. Significa a fé em Cristo. Não é apenas que o batismo deve ser precedido pela fé em Jesus como o filho de Deus. Batismo é fé em Jesus que se ofereceu como o sacrifício pelos nossos pecados.
Se o batismo é somente um mandamento que Deus escolheu para provar nossa vontade de obedecer e não visto como a confiança em Cristo como o Salvador; se deve ser feito só porque Jesus o mandou, isso seria legalismo. Mas, quando nós vemos o batismo como a fé que nos une a Cristo, então faz parte do tema de Gálatas que é a justificação pela fé. Se o chamado "plano de salvação" significa um conjunto de mandamentos arbitrários dados por uma autoridade, e quem obedece recebe salvação como recompensa, todos aqueles mandamentos transformam-se em legalismo puro.
A única maneira de defender corretamente o batismo como um pré-requisito da salvação é ver o batismo como fé; isto é, dependência em Cristo como sacrifício pelos nossos pecados. Aquele sendo batizado deve ter seus olhos na cruz e não apenas no ato de ser imerso na água. Nós temos que ter muito cuidado para não transmitir a idéia que a fé conduz ao arrependimento e o arrependimento conduz ao batismo e que o batismo como um ato de obediência é separado da fé.
c. No batismo nós somos vestidos com Cristo. "Em Cristo" significa uma união com Cristo. Tentar ser justificado pela lei (isto é, pelo nosso próprio mérito ou fazendo obras de justiça) significa ser "desligado de Cristo" (Gálatas 5:4). Mas para ser justificado pela fé (demonstrada no batismo) significa a união com Cristo. Este é o argumento do apóstolo em Gálatas 3:26, 27. O batismo não pode ser compreendido separado da fé em Cristo como sacrifício pelos pecados. Gálatas 3:26, 27 mostra o batismo como fé expressada ou retratada. Através da fé, o batismo nos coloca dentro de Cristo e vestidos com Cristo. Vestido com Cristo ficamos cobertos pela justiça de Cristo e não pela nosso próprio justiça.
d. Conclusão:
Batizado apenas para obedecer algum mandamento de Deus e não com a finalidade de receber o perdão (e assim o salvação) através da morte de Cristo na cruz, transforma o batismo em uma obra humana e, conseqüentemente, uma forma de legalismo. Nós não somos salvos pelas nossas próprias obras de justiça mas pela fé em Cristo.
O Senhor deu muitos mandamentos. Por exemplo, a "Dê a quem pede e não recuse quem pede empréstimo." Este é um mandamento. Pensar que eu vou ser salvo por obedecer este mandamento, desmente Efésios 2:8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie." Desmente também Tito 3:5:” não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo." A obediência a um mandamento que não seja ligado diretamente à fé em Cristo para salvar, nem a sua morte, sepultamento e ressurreição dos mortos, não seria o batismo que os escritores de Novo Testamento escreveram ser necessário para ser salvo.
4. Que ensinam alguns estudiosos e igrejas sobre isto? A seguir são citações de algumas pessoas e grupos. Leia e procure observar como discordam com as conclusões dadas acima. (nota: O que estas pessoas podem ou não podem refletir o que o grupo com que são associados ensina.)
a. "Por que eu devo ser batizado? (i) Seguir o exemplo de Cristo. (ii) Porque Cristo o mandou. (iii) Para demonstra que sou crente. “E nisto sabemos que o conhecemos; se guardamos os seus mandamentos." (I João 2:3). O "batismo não lhe faz um cristão. Somente sua fé em Cristo faz isso. Como uma aliança de casamento - é o símbolo externo do compromisso que você fez em seu coração (veja Efésios 2:8-9)."
b. "O batismo é um sacramento. Em um sacramento, Deus usa elementos comuns - neste caso, água - como meia da graça divina. O batismo significa que eu sou salvo? Não - salvação é um processo longo durante o qual nós devemos continuar a responder à graça de Deus. O batismo oferece a promessa que o Espírito Santo sempre estará trabalhando em nossas vidas, mas a salvação requer nossa aceitação dessa graça, confiança em Cristo, e crescimento constante na santidade a vida toda. Eu tenho que batizado para ser salvo? Não, mas o batismo é um dom da graça de Deus a ser recebido como parte da jornada para a salvação. Se rejeitar o batismo, estará rejeitando um dos meios de graça que Deus nos oferece."
c. "Batismo: A demonstração da devoção. Cristãos participam em dois sacramentos ordenados por Deus que comemoram o que Deus fez para nós: comunhão e batismo. A comunhão é comemorada constantemente e batismo uma vez na vida como declaração de uma vida de devoção a Deus. Como uma pedra tem muitos aspectos, o batismo tem muitos lados: lavagem, sepultamento, ressurreição, a morte do velho, e o nascimento do novo. Uma vez que uma pessoa confessa seu pecado e olha para Cristo para a salvação, algum ato deve ser feito para proclamar ao céu e à terra que agora é um seguidor de Cristo. O batismo é este ato. O batismo é o ato inicial e imediato de obediência por aquele que acabou de declarar sua fé aos outro. Todos os atos feitos são uma resposta à salvação oferecida, não um tentativo de merecer a salvação. Batismo é um voto feito a Deus de uma consciência boa "(I Pedro 3:21, TJB).
Certamente, o batismo é um voto, um voto sagrado do crente para seguir a Cristo. Como um casamento comemora a união de dois corações, o batismo comemora a união do pecador com o salvador. Nós nos tornamos parte de Cristo quando somos batizados (Romanos 6:3). Compreenda, por favor, não é o ato que nos salva. Mas o ato simboliza como somos salvos! O batismo eficazmente sela nosso salvação, unindo-nos a ele e a seu corpo. A morte de Cristo se torna minha morte. A ressurreição de Cristo se torna minha ressurreição. Se sua fé estiver no sacramento e não no salvador, você está confiando em um ritual impotente.
Isto conduz a uma outra pergunta. O batismo é a prova inicial do coração que crê em Cristo. Se não obedecer a Cristo em batismo, que vai fazer quando ele lhe chama para obedecê-lo na oração? Ou evangelismo? Ou serviço? O motivo mais alto para fazer qualquer coisa é porque Deus pede que você o faça. O coração do salvo diz, "se você me quiser batizado em um monte das folhas de árvores, eu faço. Eu posso não compreender a razão, mas nem compreendo como você poderia salvar um pecador como eu." Se alguém resista no primeiro mandamento, se pôde querer saber se houvesse uma experiência verdadeira da conversão. Separado da cruz o batismo não tem nenhum significado. Se você estiver confiando em ser imersa na água para se salvar, você errou na mensagem da graça.
Este não é nenhum mandamento opcional. Esta não é sem importância. É um mergulho no poder e na promessa de Cristo. O batismo é o primeiro passo de um crente. Se for bastante importante para Jesus mandar, não é bastante importante para você obedecer? E se for bastante importante para Jesus fazer, não é bastante importante para você seguir? No batismo Deus reconhece e sela nossa conversão a Ele."
d. “Deus abençoa porque nós somos dispostos a obedecer, não porque nós vemos uma virtude no ato. O batismo foi requerido claramente como um teste de nossa disposição de obedecer a Deus; mas porque nossa disposição de obedecer vem de nossa fé em Deus, o batismo é um teste de nossa fé em Deus."
e. "É minha opinião que o Novo Testamento ensina que quando um crente arrependido é imerso na água para cumprir a justiça ou obedecer ao Deus, o Senhor perdoa seus pecados passados (mesmo ele não sabendo que os pecados estão perdoados...). Embora que possa ter sido ignorante da remissão dos pecados, seu batismo deve ser considerado como bíblico. A idéia que tem que entender que batismo é "para a remissão dos pecados" é incorreta."
Note: Eu considero que estas 5 afirmações acima contêm graves erros a respeito do assunto do batismo.
C. DEVEMOS BATIZAR OS NENÊS? Afirmação: os bebês não devem e não podem ser batizados e aqui são algumas razões porque não:
1. O batismo de nenês não é bíblico.
a. Desde que o batismo é identificado como fé e de uma súplica do pecador a Deus para o perdão, é óbvio que sem fé em Cristo como sacrifício do pecado, não pode haver nenhum batismo.
Atos 22:16 - Um nenê é incapaz de invocar o nome do Senhor.
1 Pedro 3:21 - um nenê é incapaz de pedir de Deus uma consciência boa.
Colossenses. 2:12 - Um nenê é incapaz de ter fé na operação de Deus.
b. As escrituras descrevem aqueles que devem ser batizado e a descrição exclui nenês.
Mateus 28:19 - “fazei discípulos de todas as nações, batizando-os (os que se tornam discípulos)..."
Marcos 16:16 - “Quem crer e for batizado será salvo."
Atos 2:41 - “foram batizados os que receberam a sua palavra”
Atos 8:12 - "... quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres."
Agem 8:36-37 - “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]"
c. O batismo de nenês não foi praticado no Novo Testamento.
As primeiras referências históricas do batismo de nenês vieram 150 anos (Origen) a 200 anos (Irenaeus) após o dia de Pentecostes. Este silêncio prolongado faz óbvio que o batismo infantil era uma inovação não praticada na igreja apostólica.
Mesmo aqueles que defendem a prática do batismo infantil têm que admitir que seja assim. Considere, por exemplo, L. Berkhof (teólogo reformado) em sua teologia sistemática sob o título, "a base nas escrituras para o batismo infantil." Escreve: "pode ser dito de início que não há nenhum mandamento explícito na Bíblia para batizar crianças, e que não há um único exemplo em que nós somos ditos claramente que as crianças foram batizadas. Mas isto não faz necessariamente o batismo infantil ser não bíblica "(p. 632).
2. Alguns argumentos dados por aqueles que acreditam no batismo de nenês.
a. Martin Luther em seu “Catecismo Parte Quatro”
i. "que o batismo das crianças é agradável a Cristo é provado suficientemente de seu próprio trabalho, a saber, que Deus santificou muitos deles que foram batizados quando nenês e lhes deu o Espírito Santo; e percebemos hoje em dia que eles têm o Espírito por causa de sua doutrina e vida... Esta é certamente a melhor prova e mais forte para pessoas simples.
ii. "Nós não estamos preocupados em saber se a pessoa sendo batizada acredita ou não; para esta pessoa o batismo dela não se torna inválido; mas tudo depende da Palavra e do mandamento de Deus. Quando a Palavra é ajuntada com a água, o batismo é válido, mesmo que a fé esteja faltando... Mesmo que um judeu venha desonestamente e com propósito mau, nós devemos batizá-lo em toda a fé boa. Assim nós devemos dizer que seu batismo é genuíno porque ajuntou a Palavra de Deus com a água. Houve água junto com a Palavra de Deus mesmo que a pessoa não a receba como deve."
iii. "É uma mente presunçosa aquela que diz: "Onde não há a fé verdadeira, também não pode haver nenhum batismo verdadeiro." Seria igual alguém dizer: "Se eu não acreditar, então Cristo não existe" ou” Se eu não for obediente, então pai, mãe, e o governo não são nada. O ouro é ainda ouro mesmo que uma prostituta se vista nele no pecado e vergonha."
b. Católica:
i. "alguns povos afirmam erradamente que as frases" Arrependam-se e sejam batizados" e "crer e ser batizado "demonstram que somente aqueles com bastante idade para se arrependerem podem ser batizados. Mas, considere 2 Tessalonicenses 3:10, "se alguém não quer trabalhar, não coma." Diz "se alguém". Será que devemos dar comida aos nenês só porque não trabalham? Claro que não! Os mandamentos de se arrepender e crer ou trabalhar aplicam-se somente até o ponto em que uma pessoa é capaz de fazer."
ii. "infantes movidos pela graça de Deus podem receber a presente da fé. Quando Maria trouxe Jesus à Santa Elizabete e ao Santo João o batista, Elizabete respondeu, "o nenê em meu seio pulou com alegria..."
c. Calvino justificou o batismo infantil na idéia que há uma semente da fé implantada nas crianças de pais crentes por causa da promessa da aliança de Deus. Assim a posição da igreja evangélica reformada:
i. "Enquanto não houver nenhum mandamento explícito, o batismo infantil é baseado na unidade e na continuidade essenciais da aliança da graça,
ii. A aliança da graça é a única aliança espiritual feita inicialmente com Abraão e cumprida em Cristo.
iii. Nenhuma fé é necessária.
iv. Por causa da unidade da aliança, o sinal da aliança nova pode ser dado às crianças dos crentes no Novo Testamento, como Abraão deu o sinal de Deus da aliança feita com ele a seus filhos no Antigo Testamento.
v. O sinal da aliança nova é o batismo que substitui o sinal da aliança velha da circuncisão. Isto explica coisas como "batismos de casa," em qual presumimos que os infantes foram batizados e a "inclusão" de crianças pequenas no reino (Marcos 10:14-16). "
D. COM QUE IDADE UMA CRIANÇA PODE SER BATIZADA?
Esta é uma pergunta importante, especialmente para os pais. Não há realmente uma resposta concisa nas escrituras para esta pergunta. Isto talvez implique que a pergunta esteja errada. Se for assim, como seria a pergunta certa? Uma pergunta mais útil pode ser: "Que deve uma criança (ou qualquer pessoa) saber e compreender para ser batizada? A maturidade e a capacidade para compreender as coisas espirituais não dependem sempre da idade da pessoa.
A resposta a esta pergunta ("Que deve uma pessoa saber e compreender para ser batizada?) tem respostas nas escrituras. Estas respostas podem ser postas na forma de perguntas que você pode fazer à criança. Estão aqui algumas perguntas que uma pessoa deve poder responder a fim de estar pronta para ser batizada:
1. Quem é Deus?
2. Que é pecado?
3. Qual o resultado quando uma pessoa peca?
4. Que significa ser perdido?
5. Que significa ser salvo?
6. Quem é Jesus?
7. Por que Jesus foi crucificado ou por que Jesus teve que morrer?
8. Que Deus promete fazer para uma pessoa no batismo?
9. Que significa "nossos pecados estão lavados pelo sangue de Jesus?”
10. Que significa dizer que Jesus morreu por você?
Além destas, outras perguntas de uma natureza mais pessoal podem ser feitas:
1. Você está perdido?
2. Por que você se sente culpado perante Deus?
3. Por que você quer ser batizado?
4. Você se arrependeu dos seus pecados? Que significa isto?
5. Você crê em Jesus? Que significa isto? Qual a ligação entre crer em Jesus e a sua morte na cruz?
6. Está você pronto para entregar sua vida a Jesus Cristo e para confessá-LO como seu Senhor? Que significa confessar que Jesus é o Senhor?
NOTAS: 1. Estas perguntas todas precisam ser respondidas, não com um simples "sim" ou "não", mas com articulações de própria compreensão da criança.
2. Uma criança (ou adulto) pode não compreender palavras teológicas como "justificação, expiação, reconciliação, propiciação, redenção, regeneração, etc., mas deve poder responder a estas perguntas em seu próprio vocabulário em termos simples.
3. Tenha cuidado com as crianças que são motivadas principalmente por um desejo de agradar os adultos.
4. A participação regular na leitura da Bíblia e oração, adoração, escutando sermões e aulas é importante para avaliar a consciência spiritual da pessoa.
5. A criança deve poder fazer um compromisso ao Senhor em termos de obediência.
E. O BATISMO BÍBLICO É POR IMERSÃO NAS ÁGUAS EM VEZ DE ASPERSÃO?
Afirmação: A resposta é sim e estas são algumas razões por que.
1. A palavra grega traduzida "batismo" significa imersão. O batismo vem do "baptizo", palavra grega que sempre significa "mergulhar" ou "imergir". Os dicionários ingleses modernos podem dar outras definições, mas estas refletem somente o uso moderno. Isto não mostra necessariamente o que a palavra significa na língua da Bíblia. Os dicionários gregos dizem que na Bíblia "baptismo" significa imersão:
O léxico de Thayer defina "baptizo":” mergulhar ou imergir."
A concordância "Strong's" define o baptizo, "para fazer totalmente molhado".
Os escritores do Novo Testamento falaram grego e sabiam nesta língua que "baptizo" (imergir) e "rhantizo" (aspergir) eram duas palavras diferentes. Quando escolheram a palavra para descrever o que as pessoas fizeram para se tornarem cristãos eles escolheram a palavra "Baptizo".
2. A melhor maneira para compreender palavras na Bíblia é estudar o contexto do seu uso na Bíblia. Assim aprendemos o significado das palavras. Observe o que o batismo requer e considere que ação cabe o que a Bíblia diz:
a. O batismo requer a água. O elemento ou a substância usada não é inerente na palavra "batismo." A substância, embora, usada no batismo que Jesus sempre mandou é água
Atos 10:47-48 - “Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo..."
b. O batismo requer muita água.
João 3:23 “João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas”. Não precisa de "muitas águas" se estiver sendo aspergindo ou derramado na cabeça, mas é necessário para a imersão.
c. No batismo os povos foram à água.
Atos 8:36 - “E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?"
Matthew 3:5-6 - “Então iam ter com ele os de Jerusalém, de toda a Judéia, e de toda a circunvizinhança do Jordão e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados."
Alguns pensam que o eunuco tirou uma garrafa de água que Felipe usou para batizá-lo. Não era assim! A água usada para batizar o eunuco era água que encontraram na caminhada. Quando alguém for aspergido necessita ir à água? Não, a água pode vir a ele, porque não requer muito, mas quando é imerso, ele precisa ir à água.
d. O batismo envolve o entrar e sair da água.
Marcos 1:9-10 do · - "E aconteceu naqueles dias que veio Jesus de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no Jordão. E logo, quando saía da água, viu os céus se abrirem, e o Espírito, qual pomba, a descer sobre ele."
Atos 8:38-39 lêem, "... desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho." Aqui a referência óbvia é à imersão.
e. O batismo é um sepultamento e uma ressurreição. ·
Colossenses 2:12 - "... tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos "·
Romanos 6:4 - 5 -"Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição".
No batismo nós somos sepultados com Jesus e levantados com ele. Porque ele foi enterrado na terra, nós somos enterrados no batismo. Alguns dizem que o batismo é "apenas um símbolo" do sepultamento de Jesus, e não importa como é feito. Existe um elemento simbólico no batismo, mas isto não prova que a ação não importa.
Será que as passagens dizem que Jesus foi enterrado, mas não importa se nós somos enterrados ou não? A passagem diz que nós somos enterrados e nós somos levantados no batismo. O batizado deve ser enterrado e levantado.
Realmente, os símbolos são importantes, especialmente quando era o próprio Deus que selecionou os símbolos. Quem presumiria mudar o que Deus escolheu?
Obviamente, a morte, o enterro e a ressurreição no batismo é algo que Deus nos quer conhecer e lembrar pela ação simbólica que Ele escolheu e nos deu. Veja Romanos 6:1 - 12 e veja como importante e prático é para que o cristão seja lembrado que morreu com Cristo no batismo:
"Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências;”
3. Comentários de alguns estudiosos:
Enciclopédia WORLD BOOK: "no início todo batismo era por imersão completa" (vol. 1, p. 651).
A Enciclopédia Católica: "nos primeiros séculos, todos os batismos eram pela imersão nos lagos, nos rios, e nos batistérios" (vol. 2, p.263).
Enciclopédia Britânica, 11a ed., vol. 3, pp.365-66: "A imersão não era conveniente depois que a igreja católica instituiu o batismo infantil; assim a modalidade foi mudada a aspersão."
Conclusão: Vamos não mudar o que Deus ordenou!
F. HÁ UM DETERMINADO FÓRMULÁRIO DE PALAVRAS QUE DEVEM SER FALADAS QUANDO FAZ UM BATIZADO? Afirmação: Creio que não exista tal fórmula e estão aqui as razões por que:
Alguns dizem: "Eu batizo no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"
Alguns dizem: "Eu batizo no nome de Jesus"
Alguns adicionam a estes: "para a remissão dos pecados"
ou "para a remissão dos pecados e para receber o dom do Espírito Santo."
Alguns batizam a pessoa três vezes, uma vez "no nome do Pai", outra vez "no nome do Filho" e finalmente "no nome do Espírito Santo."
Alguns não acreditam que se requer dizer qualquer coisa especial, mas que a pessoa sendo batizada tem que compreender o que está fazendo e porque está sendo batizada.
1. Fazer algo no nome de outro requer repetir um formulário usando o nome dessa pessoa?
· Os apóstolos não poderiam expulsar os demônios, curar os doentes nem fazer outros milagres a não ser pelo nome de Jesus mas Pedro omitiu às vezes dizer esta formulário (Atos 9:40).
· Os cristãos oram no nome de Jesus mas não repetem sempre esta formulário (Atos 4:23-30).
· Pregação é feita no nome de Jesus (Lucas 24:46, 47), mas este não significa que estas palavras sempre têm que ser repetidas para que a pregação seja válida
· Tudo que nós fazemos, devemos fazer no nome de Jesus (Colossenses 3:17), mas isto não significa que estas palavras devem sempre ser repetidas.
· De fato, as escrituras não ensinam que há um determinado formulário de palavras que tem que ser ditas quando alguém se batiza.
2. Nenhum formulário único foi dado nos exemplos de batismos na Bíblia: ·
Matthew 28:19 - “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"
Atos 2:38 - "batizado em nome de Jesus Cristo”
Atos 8:16 - “batizados em nome do Senhor Jesus."
Atos 10:48 - “batizados em nome de Jesus Cristo"
Atos 19:5 “batizados em nome do Senhor Jesus”
3. Algumas idéias sobre o significado de "no nome de": ·
Thayer: "pela autoridade de, por mandamento de, agindo no interesse de, promovendo a causa de."
Comentário Púlpito: no poder, influência, família de"
Comentário Crítico Internacional: "por consagração de"
W F. Flemington: "na posse de"
G. QUANTOS BATISMOS HÁ? Afirmação: Há somente um.
1. Efésios 4: 4-6 - “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos." A pergunta é feita: "se há somente um batismo, por que o escritor de Hebreus menciona "batismos”? Hebreus 6:1, 2 -” Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e juízo eterno."
Há diversos batismos mencionados no Bíblia, mas descontando aqueles que eram somente simbólicos e aqueles que eram provisórios, remanesce somente um batismo praticado na igreja hoje. É imersão na água no nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados daqueles que vêm a Jesus, arrependidos de seus pecados e confiando sua morte na cruz para remover seus pecados.
2. Vários batismos mencionados no Novo Testamento
a. O batismo de João:
Marcos 1:4 - “assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados."
Atos 18:25 - “Era ele instruído no caminho do Senhor e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão as coisas concernentes a Jesus, conhecendo, entretanto somente o batismo de João."
Atos 19:4 - “Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus." O batismo de João era provisório e não devia ter sido praticado depois que Cristo deu sua vida na cruz.
b. Batismo no fogo
Mateus 3:7-12 - “Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos Saduceus que vinham ao seu batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. E já está posto o machado á raiz das árvores; toda árvore, pois que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alpacas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. A sua pá ele tem na mão, e limpará bem a sua eira; recolherá o seu trigo ao celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível."
O "batismo no fogo" era simbólico do julgamento de Deus contra os rebeldes.
c. Batismo em Moisés
1 Corintos 10:1-2 - "Pois não quero, irmãos, que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar; e, na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés."
Quando Israel saiu de Egito, cruzando o mar vermelho, foram cercados pela água - a nuvem por cima e o mar vermelho em torno deles. Este é um uso simbólico da palavra "batismo". Eles foram cercados pela água. É certamente um tipo profético de nossa experiência. Como foram livrados da sua escravidão e entraram num relacionamento com Moisés como seu líder, assim nós, no batismo, somos livrados da escravidão do pecado e entramos em relacionamento com o Jesus como nosso Senhor.
d. Batismo do sofrimento
Matthew 20:20-23 - "Aproximou-se dele, então, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, ajoelhando-se e fazendo-lhe um pedido. Perguntou-lhe Jesus: Que queres? Ela lhe respondeu: Concede que estes meus dois filhos se sentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai."
Em Mateus. 26:39 - Jesus orou ao Pai “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres."
Em João 18:11: “Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?" O cálice e o batismo aqui era uma maneira simbólica de falar sobre as coisas terríveis que sofreria quando se ofereceu como nosso sacrifício do pecado. É linguagem simbólica.
e. Batismo no Espírito Santo.
Matthew 3:11: João disse de Jesus: “ele vos batizará no Espírito Santo."
Atos 1:5: Jesus disse-lhes “João batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo não muito depois destes dias." O batismo no Espírito Santo era o que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes.
João 15:26 - "quando vier o Consolador que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunha de mim." No dia de Pentecostes, Jesus derramou o Espírito sobre "toda a carne" (veja Atos 2:17). O batismo no Espírito Santo era uma vez para todos, um evento histórico no tempo passado. Os efeitos remanescem, mas o Espírito já tem sido derramado sobre toda a humanidade. Veja APÊNDICE 2: O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
f. Batismo em Cristo
Marcos 16:16 - “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
Gálatas. 3:27 - “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo."
Romanos 6: 3 - “todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte."
CONCLUSÃO: Há agora um só batismo. Dos outros cinco:
Um (de João) era histórico e terminou com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.
Um (com o Espírito) era um evento histórico que aconteceu uma vez para todas no Dia de Pentecostes.
Um (de sofrimento) era uma expressão simbólica usada para os sofrimentos e perseguições de Jesus e os apóstolos.
Um (com Moisés) era uma expressão simbólica usada para descrever a experiência do povo de Deus na sua saída do Egito no Velho Testamento.
Um (em fogo) era simbólico do julgamento de Deus contra os rebeldes.
O “um só” batismo mencionado por Paulo em Efésios 4, o batismo ainda que deva ser praticado hoje em dia, chamado “batismo em Cristo” é imersão em água de uma pessoa que crê em Cristo, feito em nome de Jesus para o perdão dos pecados.
Nota final: Pode ser que muitos que praticam este batismo não compreendam realmente o ensino a respeito do “um só” batismo. Será que:
1. O batismo é apenas um mandamento de Deus para provar nossa obediência a Ele? “Acredite no evangelho e jogue três pedras no ar”.
2. Devemos “marcar” um batismo? “Vamos marcar no calendário o dia da sua salvação.”
3. Alguém deve ou pode ser batizado sem se arrepender, se converter, aceitar Jesus como o Senhor da sua vida?
4. Somos batizados na “Igreja de Cristo”? O “um só” batismo está “em Cristo”.
5. Podemos ou devemos ensinar exceções ao batismo bíblico? Raciocinamos que as criancinhas são uma exceção a Marcos 16:16 (pessoalmente, eu creio nisso). Será que Deus vai abrir mão aos que não entendem a sua vontade sobre este assunto ou são incapazes fisicamente de fazer na maneira que Deus ordenou? (Pessoalmente, eu creio que melhor seria ensinar o que a Palavra de Deus diz e deixar as exceções nas mãos de Deus.)
APÊNDICE: O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO
Este é um dos assuntos mais controvertidos no mundo cristão hoje em dia. Veja algumas dúvidas que as pessoas têm:
O que é o batismo com o Espírito Santo?
Quando é que alguém é batizado com o Espírito?
Como alguém pode saber se foi batizado com o Espírito ou não?
Falar em línguas é o sinal de que alguém foi batizado com o Espírito?
O que aconteceu na casa de Cornélio em Atos 10?
Batismo “com” ou “no” Espírito é a mesma coisa de batismo “pelo” ou “do” Espírito?
Será que Jesus estava falando do batismo com o Espírito quando disse aos apóstolos: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1:8)?
Se há o batismo com o Espírito Santo e o batismo nas águas, como pode dizer que é "há um só batismo?
I. O Batismo com o Espírito Santo Foi Feito por Jesus, Exclusivamente.
A. Mateus 3:11; “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (e em Marcos 1:8; Lucas 3:13-17; João 1:31-34).
1. João (quem imergia) está pregando para seus ouvintes se arrependerem e serem salvos.
2. Ele avisa que Alguém maior do que ele vem vindo, portanto seu tempo para fazer esta decisão está limitado.
3. João não está falando em datas ou cronologias (nem o ordem, nem quando as coisas iam acontecer); só na grandeza de Jesus.
4. Sua autoridade seria vista em que Ele pode imergir no Espírito Santo e no fogo.
a. Jesus tem poder sobre os dois.
b. Não que os dois sejam a mesma coisa.
5. Batismo com o Espírito Santo não tem fogo.
a. As “línguas de fogo” que apareceram sobre os apóstolos em Atos 2 não foi uma imersão em fogo.
b. Os dois batismos têm dois propósitos diferentes.
6. O batismo com fogo. Veja Mateus 3:12; “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.”
a. João sabia que dentro dos ouvintes haviam dois grupos de pessoas, os que aceitariam sua mensagem (o trigo), e os que rejeitariam (a palha).
b. Os que aceitaram receberiam o benéfico do batismo com o Espírito.
c. Os que rejeitaram receberiam o castigo do batismo com fogo. Isto aconteceu com estes ouvintes no ano 70 d. C. quando o império Romano destruiu Jerusalém.
d. Malaquias 4:1-6 é um paralelo a Mateus 3:10-12.
B. Atos 2:33; “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.”
C. Ninguém (nem homens, nem o Espírito) ia batizar com o Espírito (somente Jesus faria isso. Os homens batizaram em água e o Espírito deu dons e poderes, mas nem um nem outro batizou com o Espírito. Quando se ê na Bíblia de um homem fazendo um ato ou o Espírito fazendo algo, pode saber que tal coisa não se refere ao batismo com o Espírito Santo.
II. O Batismo Com O Espírito Santo Foi Algo Feito com o Espírito e Não Feito pelo o Espírito.
A. Mateus 3:11 “batiza com (ou em) o Espírito.”
B. A Bíblia não fala do batismo “do” Espírito e sim o batismo “com” o Espírito.
1. Não foi alguma coisa que o Espírito fez (como encher, selar, dar poder, dar um dom) mas algo que Jesus fez com o Espírito.
2. Não é o dom de falar em línguas (isto é algo que o Espírito Santo fez e não Jesus (1 Coríntios 12:11).
3. Simplesmente não foi algo que o Espírito faz, e sim, algo feito com o Espírito.
III. BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO Aconteceu no Dia de Pentecostes e Não Antes.
A. Mateus 3:11; ainda não tinha acontecido quando Jesus foi batizado por João.
B. João 7:39 11 e 12:16, 23; só aconteceria depois de Jesus ser glorificado (i. e. Sua ressurreição).
C. Atos 1:4-5; aqui na hora da ascensão de Jesus, ainda não tinham recebida a promessa do Pai (v. 4), que é o BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (v. 5).
D. Atos 2:16-17; No dia de Pentecostes, na sua pregação, Pedro identifica os eventos naquela hora como sendo o cumprimento da profecia do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO feito pelo profeta Joel.
E. O Espírito estava presente, agindo, movendo, etc. desde a criação do mundo, mas nada que Ele fez ou que foi feito com Ele antes do dia de Pentecostes se chama “o batismo com o Espírito”. Antes do Pentecostes, pessoas ficaram cheias do Espírito e receberam poder do Espírito, mas nada disso foi chamado de “batismo com o Espírito.”
F. Portanto, não é...
1. ... o poder de fazer milagres (muitos fizeram milagres antes de Pentecostes).
2. ... o dom de inspiração (muitos foram inspirados antes de Pentecostes).
3. ... ser cheio do Espírito (muitos foram antes de Pentecostes).
a. João (Lucas 1:15).
b. Isabel (Lucas 1:41).
c. Zacarias (Lucas 1:67).
4. ... ser revestido pelo Espírito, pois pessoas no Velho Testamento (antes de Pentecostes) foram revestidas com o Espírito (veja Juízes 6:34; 1 Crônicas 12:18; 2 Crônicas 24:20).
IV. A Definição do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO: O batismo com o Espírito Santo é aquilo que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes em cumprimento da promessa do Pai - Jesus derramou o Espírito sobre toda a carne. O Espírito desde então está disponível a todas as pessoas salvas, independente de raça (judeus ou gentios) ou papel no governo de Deus (sacerdote, profeta, etc.)
V. Algumas Implicações:
A. Isso significa que o Espírito foi feito disponível para toda a humanidade.
B. O batismo com o Espírito aconteceu uma vez na história. Ele, o Espírito, foi derramado uma vez por todas. Da mesma forma que Jesus morreu uma vez por todos, o Espírito foi derramado uma vez por todos e não precisa ser repetido. Estes eventos históricos nunca precisam ser repetidos. Até Atos 10:45 reflete esta verdade. Na casa de Cornélio, O Espírito Santo caiu sobre os gentios ouvindo o evangelho. Começaram a falar em línguas. Este evento convenceu os judeus que O Espírito Santo tinha sido derramado nos gentios bem como os judeus. Mas quando? No dia de Pentecostes. O tempo perfeito do verbo em Atos mostra assim. Ele indica um ato completado no passado com efeitos continuando no presente. Uma vez derramado, o Espírito começou a fazer suas obras, mas nada que Ele faz se chama “o batismo.” O batismo com o Espírito Santo é o que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes. O efeito do batismo com o Espírito Santo é o mesmo da morte de Cristo. Embora ele tivesse morrido por todos, só os que crêem, se arrependem e são batizados nas águas recebem o benefício. Embora derramado sobre toda a carne, somente os que crêem, se arrependem e são batizados nas águas recebem o benefício.
C. Todos os salvos em Cristo recebem os benefícios do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
1. O batismo foi a promessa do Pai (Atos 1:4, 5).
2. Jesus recebeu a promessa do Pai e derramou o Espírito (Atos 2:33).
3. Pedro, em Atos 2:39, explicou que a promessa foi para... “vós outros” - os judeus presentes naquele dia, “para vossos filhos” - futuras gerações, e “para todos os que ainda estão longe” - os gentios (veja Efésios 2:13), “quantos o Senhor nosso Deus chamar” - todos os cristãos de todas as épocas.
4. Hoje, se você está em Cristo, você foi batizado no Espírito. Mas quando? No dia de Pentecostes. Mas como? Na mesma forma que Jesus morreu por você 2.000 anos atrás. Você recebeu o benefício da morte dele quando se tornou um cristão. O Espírito foi derramado sobre você, há 2.000 anos. Você recebeu o benefício disso quando se tornou um cristão. Pode-se dizer que toda a humanidade foi batizada com o Espírito potencialmente, somente os que se tornam cristãos são batizados no Espírito efetivamente.
VI. O Batismo com o Espírito Não Significa “Receber Poder Milagroso do Espírito.”
A. Lucas 24:49 (“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”) não diz que a promessa do Pai = receber poder, mas que iam receber os dois permanecendo na cidade. O Espírito dava poder antes do dia de Pentecostes, mas o “batismo” não aconteceu antes de Pentecostes.
B. Jesus deu o Espírito e o Espírito deu poder, mas o batismo é o que Jesus fez e não o que o Espírito fez.
C. Nem todos os cristãos fizeram milagres, mas todos os cristãos receberam o Espírito.
D. O batismo com o Espírito, sendo um evento único e histórico, não faz sentido falar em “receber o batismo do Espírito.” A Bíblia jamais fala assim. Como pode receber um evento histórico? Podemos receber o Espírito ou receber um dom do Espírito mas não “o batismo do Espírito.”
VII. Devemos Distinguir Entre “o Batismo Com o Espírito,” Que É Obra de Jesus, e Dando Poder, Que É Obra do Espírito.
A. Este é o erro mais comum no entendimento de muitas pessoas é confundir o que Jesus fez com o Espírito (batizou ou derramou) e o que o Espírito fez, uma vez derramado, ou feito disponível.
1. Por exemplo, o Espírito deu poderes milagrosos para os homens falarem em outras línguas e curarem doenças.
2. Ele sela os quem crêem em Cristo, habita pessoalmente nos salvos, inspirou os apóstolos e profetas, conforta e guia, etc., mas nada disso se chama “o batismo.”
3. O batismo é o que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes (Ele, figurativamente, imergiu toda a humanidade no Espírito).
4. Na Bíblia, quando o Espírito desceu, pousou, caiu sobre alguém, a pessoa recebeu o poder divino.
a. Mateus 3:16; Lucas 3:22; Marcos 1:10; João 1:32 Ele desceu (veio, pousou) sobre Jesus e Jesus começou a fazer milagres (Lucas 4:18).
b. Lucas 2:25-27; Simeão profetizou.
c. Lucas 1:35; Desceu sobre Maria e ela concebeu Jesus.
d. Atos 1:8; apóstolos receberam poder ao descer sobre eles o Espírito.
e. Atos 2:3, 4; o Espírito repousou sobre eles e falaram em línguas.
f. Atos 8:16; o Espírito descendo sobre eles fariam sinais.
g. Atos 10:44, 45; o Espírito caiu sobre eles e falaram em línguas.
h. Atos 19:6; o Espírito veio sobre os Efésios e falaram em línguas e profetizavam.
Note em Atos 8: Os apóstolos foram homens especialmente escolhidos para testemunhar a ressurreição de Jesus.
1. Tinha qualificações: Lucas 24:48; Atos 1:8; 1 João 1:1-2 e credenciais: 2 Coríntios 12:12; 1 Coríntios 9:1; Atos 1:21, 22; 8:18.
2. Eles e somente eles tinham o poder de fazer cair o Espírito (e assim receber poder) pela imposição das suas mãos.
VIII. Conclusão
A. O Batismo Com O Espírito Santo: O QUE NÃO É.
1. Não é alguma coisa administrada por outro, que não seja Jesus (Mateus 3:8-12; Lucas 3:13-17; João 1:31-34; Atos 2:33).
Só Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo.
2. Não é alguma coisa que aconteceu antes do dia de Pentecostes (Atos 2).
João 7:39: só aconteceu depois de Jesus ser glorificado.
Atos 1:4-5: dez dias antes, ainda era futuro.
3. Não é o poder de fazer milagres (muitos fizeram milagres antes de Pentecostes).
4. Não é o dom de inspiração (muitos foram inspirados antes de Pentecostes).
5. Não é ser cheio do Espírito (muitos foram antes de Pentecostes).
João (Lucas 1:15). Elisabeth (Lucas 1:41). Zacarias (Lucas 1:67).
6. Não é o dom de falar em línguas (isto é algo que o Espírito Santo fez e não Jesus - 1 Coríntios 12:11).
7. Não é ser revestido pelo Espírito.
Foram revestidos com poder e não com o Espírito.
Pessoas no Velho Testamento (antes de Pentecostes) foram revestidas com o Espírito (Juízes 6:34; 1 Crônicas 12:18; 2 Crônicas 24:20).
B. O batismo com o Espírito é aquilo que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes. O que foi que Jesus fez naquele dia? Ele derramou o Espírito sobre toda a carne de uma vez por todas! A partir daquele dia o Espírito ficou disponível para todas as pessoas (“toda carne”) que são chamados pelo evangelho (nós desfrutamos disso no momento que nos tornamos cristãos).
O Espírito, uma vez derramado, fez muitas coisas (habitar, selar, dons, etc.), mas nada que Ele fez se chama “o batismo com o Espírito.” Aconteceu uma vez para sempre e nunca precisa ser repetido (Atos 2:33, 38-39). Graças a Deus por meio do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO podemos ter a Divindade vivendo dentro de nós como garantia de nosso relacionamento com Ele. “... fostes selados com o Santo Espírito da promessa...” – Efésios 1:13 “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos” – 1 Coríntios 6:19
4. IMPOSIÇÃO DAS MÃOS
A. Nas Escrituras, lemos que pessoas impuseram as mãos:
1. PARA ABENÇOAR AS CRIANÇAS
Mateus 19:15
2. PARA CURAR
Este dom de curar era temporário Isto não quer dizer que Deus não responde nossas orações ou que Deus não cura as doenças, mas que certas pessoas não têm este dom como Jesus e seus apóstolos tinham.
3. PARA TRANSMITIR DONS MILAGROSOS DO ESPÍRITO SANTO.
Romanos 1:11
Atos 8:5-19
Parece óbvio que o que foi transmitido pelos apóstolos foi dons milagrosos e não o próprio Espírito para habitar neles. Simão viu os milagres e sinais e que pela imposição das mãos dos apóstolos estes poderes do Espírito foram transmitidos.
4. PARA DESIGNAR OU SEPARAR PARA UM SERVIÇO
Números 8:10
Números 27:18
Atos 6:3-6
Atos 13:1-3
Designando, separando, autorizando, mandando numa missão – tudo isso estava ligado com a organização da igreja.
B. A prática da imposição das mãos ainda continua hoje em dia? Não há qualquer mandamento ou instrução para continuar a prática da imposição das mãos hoje em dia. Mesmo assim, qual seria o problema em usar este gesto no ato de abençoar qualquer pessoa ou publicamente reconhecer que um irmão assumiu uma responsabilidade na igreja, sem pensar que, neste ato esteja dando algum poder milagroso à pessoa.
C. ALGUMAS OBSERVAÇOES A RESPEITO DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA:
1. A igreja é o corpo de Cristo e o sonho de Jesus é que a igreja seja como Ele é. A realização desse sonho tem um alto custo para nós, pois temos que negar a nós mesmos e nos submeter a Jesus que é o cabeça ou chefe da igreja. Sendo Jesus a cabeça, o trabalho pertence a ele. Ele coordena o trabalho. É Ele quem decide o que cada um deve fazer na igreja. A nossa parte é ficar submisso a Ele e procurar reconhecer o que Ele quer de nós, no dia a dia, na organização dos trabalhos e no serviço. Nós somos responsáveis pessoalmente a ele. Nós respondemos diretamente a Jesus.
2. Jesus opera através do Espírito Santo, distribuindo dons ou serviços entre os membros do corpo para o funcionamento da igreja.
3. O Espírito nos coloca no corpo (1 Coríntios 12:12, 13). O Espírito habita em nós (1 Coríntios 6:19). O Espírito dá dons aos membros do corpo (1 Coríntios 12:6, 7, 11, 18).
4. Uma igreja organizada por Cristo por meio do Espírito conforme os dons é muito mais que presbíteros, evangelistas e os responsáveis pelas várias áreas de trabalho. Cada membro faz parte da organização.
5. . Nem todos os membros têm a mesma função ou dom, mas todo cristão tem um ou mais dons! Se você é cristão, então a você já foi dado uma função, um serviço, um trabalho, um ministério, uma responsabilidade na igreja. Foi Jesus, por meio do Santo Espírito, quem lhe deu. Cabe a você descobrir o que é e exercê-lo de forma pessoal e especial. Não há membros do corpo sem função.
6. Os dons são chamados de “dons espirituais”.
7. A palavra de Deus nos equipa para o nosso ministério. 2 Timóteo 3:16, 17
Através da Palavra, o homem de Deus será equipado para o trabalho, isto significa que o trabalho deve ser uma obra espiritual, porque a Palavra trata de coisas espirituais. Por exemplo, a Bíblia não ensina como ser motorista de ônibus, pois não fala de placas de trânsito, direção defensiva ou limite de velocidade. Mas a Palavra prepara um motorista para fazer um trabalho espiritual dentro do seu ramo. Os dons, independente do trabalho que se faz, realizam a vontade de Deus no serviço ao próximo, como indica a primeira carta de Pedro. Devemos exercer estes dons servindo uns aos outros, pois isso traz glória a Deus. Portanto, é importante lembrar que os dons não são talentos ou habilidades. O talento do motorista em dirigir ônibus não vem da Palavra, mas esse talento pode ser usado para a glória de Deus. Esse talento pode levar o profissional a estar em lugares e situações onde pode ministrar as necessidades de pessoas. Quando alguém precisa do seu talento, você poderá ir, suprir aquela necessidade e, se tiver oportunidade, compartilhar coisas espirituais.
8. Mateus 25:14-30 fala da responsabilidade individual de cada um, independente da ação dos outros. Cada um será julgado pelos seus próprios atos. Mas, na igreja, o corpo de Cristo, quando um não faz a sua parte, ele não somente prejudica a si mesmo mas o corpo todo. Se os olhos não olham, o corpo inteiro está em trevas. Se os pés não andam, o corpo inteiro deixa de andar. Mesmo que você tenha recebido um só ministério ainda deve usá-lo. Todo membro, recebendo um, dois ou cinco, deve usar o que recebeu para o bem do corpo. (O nome talento é ou feliz ou infeliz. De um lado se confunde com talentos ou habilidades, naturais ou desenvolvidos. Do outro lado se aplica perfeitamente ao assunto dos dons. Talento é dinheiro. Pode ser traduzido: "reais".
9. Não se deve permitir a existência de um sistema em que um cuida de todos. Se as mãos não trabalham, mas pedem que os olhos trabalhem... Se os pés não andam, mas pedem que os olhos andem... Se os ouvidos não ouvem, mas pedem que os olhos ouçam... Se a boca não come, mas pede que os olhos comam... Se o nariz não cheira, mas pede que os olhos cheirem... Isso não seria um corpo. Seria um monstro.
10. Uma igreja precisa ter espaço para que todos os membros sirvam o corpo. A igreja são todos os irmãos e irmãs, incluindo aqueles que são considerados menos decorosos, executando as funções de seus ministérios espirituais, cada um servindo ao Senhor. É fatal para o corpo ter muitos membros inúteis. Todos são membros do corpo. Cada membro tem sua função. Cada membro deve cumprir seu serviço perante Deus. Cada um deve servir.
11. Ás vezes, alguns ficam entre o sistema sacerdotal do catolicismo e o sistema pastoral do protestantismo. Entre nós, alguns cuidam de todos os problemas da igreja. Temos que permitir que Cristo trabalhe e manifeste as suas funções. Sendo o corpo de Cristo, não falta trabalho para fazer. Cada cristão é um sacerdote. Se Deus coloca o peso de um irmão nos seus ombros e se você é capaz, ore e vá em frente para ajudar.
12. Na igreja, às vezes, os de cinco "talentos" carregam o peso da multidão de membros com um "talento". Que grande peso. A direção de uma igreja não é algo que depende apenas do trabalho de alguns, mas é mais uma questão de nós termos a capacidade de fazer com que todos os de um "talento" manifestem seus dons. O grande problema na igreja hoje em dia vem dos de um "talento" escondendo seu "talento". Se todos de um "talento" manifestassem seus "talentos", não haveria necessidade de tantos grandes dons entre nós. Temos que mobilizar os de um "talento" para exercê-lo.
13. Todo o corpo deve aprender servir. Com relação aos fazeres da igreja, os irmãos e as irmãs devem preocupar-se com eles e estar bastante claros a seu respeito. Não importa o tipo de obrigação. Todos devem arregaçar as mangas. Por exemplo, a limpeza do prédio onde a igreja se reune, cuidar dos necessitados, hospedar os irmãos, despedir os visitantes, distribuindo pão, carregando o bolso do dinheiro... Na casa do Senhor nenhum servo pode se desculpar dizendo que não foi lhe dado serviço nenhum. Diante de Deus, todos os seus filhos são servos com ministérios dados por Deus. Se pensarmos que há alguém a quem o Senhor não pode usar, realmente não conhecemos a graça de Deus. Na igreja não deve haver membro algum que seja marginalizado. Todos precisam se levantar e funcionar.
14. Efésios 4:16 diz que “todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função." Isto ensina 100% envolvimento da parte dos membros. Nenhum membro pode negligenciar seu dever. Devemos sempre estar encorajando os irmãos a tomar iniciativa para fazer o que eles acham que Jesus está os chamando para fazer e não ficar restringidos pela organização. A organização deve facilitar e não impedir o serviço de qualquer cristão.
15. É certo chamar os irmãos para o serviço de Cristo conforme seus dons e talentos. Ê certo encorajar cada um a colocar todos seus talentos a disposição do Senhor. Mas não é certo criar um complexo de culpa porque alguém não está exercendo talentos que ele não tem ou funções que não foram dadas a ele por Deus.
16. Você é um dos muitos membros do corpo. Quando você está trabalhando, servindo, pregando, visitando, ensinando, exortando, aconselhando, etc. o corpo está trabalhando. Porque o corpo só funciona através dos seus membros. Você, sendo membro do corpo, é sempre membro do corpo, quer dizer, o tempo todo e não apenas durante as horas quando o corpo está em reunião. As responsabilidades da igreja são o total de todas as responsabilidades de cada membro individualmente. Por exemplo:
Quando maridos estão cuidando das suas esposas...
Quando esposas estão cuidando do seu lar...
Quando pais estão criando seus filhos no caminho do Senhor...
Quando servos estão parando para ajudar uma pessoa na estrada...
Quando presbíteros estão pastoreando o rebanho...
Quando dirigentes estão organizando um retiro...
Quando pessoas de fé estão orando pelos doentes e perdidos...
Quando evangelistas estão evangelizando...
Quando irmãos estão visitando nos hospitais...
Quando conselheiros estão ajudando um casamento...
Quando autores estão escrevendo livros que edificam...
Quando... então... o corpo está trabalhando!
Cada irmão e cada irmã tem um ministério. Precisamos ajudá-los saber o que seja e também equipá-los para o bom desempenho no seu ministério. Devemos sempre estar encorajando os irmãos a tomar iniciativo para fazer o que eles acham que Jesus está os chamando para fazer e não ficar restringidos pela organização. A organização deve facilitar e não impedir o serviço de qualquer cristão.
17. Uma passagem fundamental neste assunto é Efésios 4:15, 16 “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.” (JFA Atualizada)
18. Nenhum membro funciona por si mesmo. Desligado do corpo, qualquer membro do corpo vai deteriorar-se, vai morrer e vai fazer mau cheiro. Alguns dizem:" Eu vou ficar fiel a Jesus, mas não vou participar na igreja". Ou: "Não vou assistir os cultos, nem ficar ativo nas atividades da Igreja. Jesus conhece meu coração. Eu posso sobreviver por mim mesmo". Esta idéia está cem por cento errada. Separada do corpo, a mão não pode ajudar o corpo. É verdade, que os vários membros têm coisas diferentes para fazer, mas, todos trabalham ligados ao corpo. Como diz Efésios 4:11: “cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função." "Ajustado” quer dizer, encaixado". Os membros do corpo se encaixam no corpo. Somos ligados, uns aos outros.
19. Para pensar: Os membros não têm que pedir a permissão dos outros membros para fazer sua própria tarefa. Como membros do corpo, cada um tem seu ministério (o seu dom). Mãos, vocês não precisam pedir permissão para fazer a tarefa de uma mão. Você é uma mão - faça seu trabalho! Sim, devemos comunicar, cooperar e coordenar uns com os outros, para o bem-estar e união do corpo. A mão que está ligando a luz deve comunicar ao pé que está na água. Devemos nos comunicar, devemos cooperar, mas temos que exercer o dom que Deus nos deu.
20. Cada membro da igreja é importante. Cada membro é preciso. Talvez, você pense "Eu não sou pregador, nem ensino nas aulas. O corpo não precisa de mim". Tolice! Como seria a igreja se todas as pessoas fizessem a mesma coisa? O Senhor não chama a todos para fazerem a mesma coisa; quer dizer, nem todos têm a mesma responsabilidade na igreja. O Espírito dá aos membros do corpo de Cristo ministérios conforme a necessidade do corpo. O Senhor, sendo a cabeça, sabe coordenar o corpo. Ele jamais fará do corpo todo um olho ou um pé, etc. Ele dá ao corpo diferentes tipos de ministérios para suprir as necessidades da igreja toda.
21. Os membros do corpo cooperam uns com os outros. Quando o pé fica com espinho imediatamente, os pulmões, garganta e boca cooperam para produzir um grito, que distrai o pé em dor. Uma perna tira o pé da terra, enquanto a outra perna se dobra para que o corpo possa sentar-se. As mãos pegam o pé dolorido e os olhos buscam o espinho. Finalmente, os dedos retiram o espinho e o pé começa a se aliviar. Quando um membro sofre, todos sofrem. E, quando um recebe honra, todos são honrados. Nós não vamos ser como o corpo cujos membros decidiram que o estômago era preguiçoso. Então, as mãos se recusaram a levar comida à boca; a boca recusou aceitar comida; os dentes se recusaram a mastigar comida. Eles decidiram humilhar o estômago. O resultado foi que o corpo inteiro ficou muito fraco, até que a mão não tinha força para levar a comida, nem a boca para receber, nem os dentes para mastigar e o corpo todo morreu. Nós somos do mesmo corpo. Vamos fazer a nossa parte, para o bem-estar do corpo inteiro.
22. Em tudo disso, nunca esquece que melhor do que qualquer dom é o amor.
5. A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
A. A Importância absoluta da ressurreição
1 Coríntios 15:16-20 “... se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou, e se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e ainda permaneceis nos vossos pecados. Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem...". O perdão dos nossos pecados, a esperança para o futuro, a nossa felicidade e nosso futuro ressurreição dos mortos - tudo depende do fato que Jesus realmente ressuscitou dos mortos.
2. De fato, Jesus ressuscitou. Ele sendo as primícias é a garantia da nossa ressurreição.
Tessalonicenses 4:13, 14 "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para que vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará juntamente em sua companhia os que dormem."
3. A base da certeza da ressurreição futura dos mortos é a ressurreição de Jesus.
4. . Esta passagem trata da ressurreição dos salvos em Cristo e não os perdidos fora de Cristo.
B. QUEM? Todos que morreram
João 5:28-29
Atos 24:15
1 Coríntos 15:21-22
C. QUE? O retorno à vida daquilo que morreu – nossos corpos.
Romanos 8:23
Em Cristo, nosso destino eterno inclui um corpo.
1Tessalonicenses 5:23
1 Coríntios 6:13-14
D. QUANDO?
No ultimo dia.
João 6:39-40, 44,54
Quantos dias seguem o último dia? Nenhum.
Na sua vinda
1 Coríntios 15:21-26
E. COMO? Como serão os nossos corpos ressuscitados?
1 Coríntios 15:35-55
Incorruptíveis 1 Coríntios o 15:42
Gloriosos 1 Coríntios 15:43a
Poderosos 1 Coríntios 15:43b
Espirituais 1 Coríntios 15:44 - 49
Os que são ainda “vivos” quando Jesus vier serão transformados - 1 Coríntios 15:50-55
O modelo para a ressurreição dos mortos é Jesus. Note a natureza do seu corpo ressuscitado:
a. Tinha a mesma identidade Lucas 24: 13ss (esp. v.31); João 20: 27; 21: 1-23; Atos 1: 4-9
b. Seu corpo era tocável João 20: 17, 24 - 29
c. Ele comeu Lucas 24: 42, 43; João 21: 1-23
d. Apareceu e desapareceu Lucas 24: 31; João 20: 19, 26
e. Subiu nas nuvens Atos 1: 9-11
F Nossa reação à ressurreição do corpo.
1. Desejamos receber nossos corpos celestiais 2 Corinthians 5:1-5
2. Nosso alvo á agradar o Senhor 2 Corinthians 5:6-11
3. Aguardamos com ânimo a redenção dos nossos corpos. Romanos 8:23-25
4. Nós nos purificamos 1 João 3:2-3
RESUMO - No último dia, Jesus voltará para ressuscitar todos os mortos, salvos e perdidos, na mesma hora. Os corpos dos mortos em Cristo serão ressuscitados em corpos gloriosos e incorruptíveis. Nada é falado com respeito à natureza dos corpos dos perdidos. Quando o último inimigo de Jesus, que é a própria morte, estiver destruído por Jesus, então, Ele vai entregar o seu domínio ao Pai.
6. O JUIZO ETERNO
A. DEUS ESTABELECEU UM DIA QUANDO TODAS AS PESSOAS SERÃO JULGADAS
Atos 17:31
Romanos 14:10-12
2 Coríntios 5:10
B. O PRÓPRIO JESUS É QUEM VAI FAZER ESTE JULGAMENTO.
João 5:22
Atos 17:31
Atos 10:41
C A BASE DO JULGAMENTO SERÁ CONFORME AS PALAVRAS DE JESUS.
João 12:48
D A BASE DO JULGAMENTO SERÁ A VIDA DA PESSOA AQUI NA TERRA.
1. A Sua Obediência
Mateus 7:21
Hebreus 5:9
João 8:51
2. As Suas Obras
Mateus 25:31-46
Romanos 2:2-6
Apocalipse 20:12
Tiago 2:13
João 4:17
3. As Suas Palavras
Mateus 12:36, 37
4. Conforme A Sua Oportunidade, Conhecimento E Privilégio
Mateus 12:41
Lucas 10:13
Lucas 12:47, 48
Mateus 23:14
E. OS INJUSTOS JÁ ESTÃO SENDO CASTIGADOS ANTES DO DIA DE JUÍZO
2 Pedro 2:9
Judas 1:6
Lucas 16:19ss
F. O DIA DO JUÍZO SERÁ QUANDO JESUS VOLTAR.
Mateus 16:27
1 Coríntios 4:5
Mateus 25:31-46
G. A REALIDADE DO DIA DO JUÍZO DEVERIA MOTIVAR CADA UM
1. SE ARREPENDER DOS SEUS PECADOS E BUSCAR A JESUS CRISTO.
Atos 24:25
2 Pedro 3:7-12
Romanos 8:1
2. pregar a Palavra
H. O JUIZO ETERNO É FAZ PARTE DO EVANGELHO, AS BOAS NOVAS! Romanos 2:14-16
Quem gosta de pregar más notícias? Que médico gosta de dizer “Seu câncer é inoperável.”? Que professor gosta de dizer ao aluno “Você tem que repetir o ano.”? Que chefe de trabalho gosta de dizer aos empregados “A fábrica vai fechar você vai ficar na rua.”? Quem inventou a idéia que ceifaremos o que semeamos? Quem se acha melhor ou mais sábio de Deus? Deus não tem prazer na morte do perverso, mas Ele o condenará. Ezequiel 33:7-11.
Qualquer “evangelho” que nega o juízo eterno falso. Tal “evangelho” separa o amor de Deus da santidade de Deus e promove o mal da iniquidade. (Atos 17:30) O juízo eterno faz parte dos ensinos de Cristo e é “evangelho” porque Jesus, ao contrário das autoridades humanas julgará o mundo em justiça. O destino eterno do povo de Deus representa ordem em vez de caos e justiça em vez de injustiça. O bem vence o mal e a verdade vence o erro – isto se chama boas novas.
O Dia do Juízo Eterno de Deus será ocasião de felicidade ou tristeza? Depende de cada um. Jesus já fez sua parte para que seja dia de júbilo para todos.
H. O Juizo de Deus é eterno e ninguém escapA. Hebreus 9:27
Não fuja de Deus. Corra para Ele com todo vapor! Busque glória, honra, imortalidade e paz
J. Acharemos aquilo que buscamos Romanos 2:6-10
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