Bem-vindos ao Estudos Bíblicos - Joe McKinney

Estou criando este blog para colocar a disposição dos irmãos alguns dos meus estudos Bíblicos. Sinta-se à vontade para usar, citar ou repassar. Não é necessário me referenciar como autor. Peço apenas que se mudar qualquer coisa, retire meu nome do estudo. Agradeço se me mandar qualquer correção de erro em conteúdo ou gramática. Aceitarei com gratidão qualquer sugestão ou comentário para melhorar os estudos neste blog. Cada estudo terá a data da última revisão. Somos todos eternamente alunos, sempre aprendendo e aperfeiçoando nosso entendimento da Palavra de Deus.

Que Deus abençõe você e sua congregação no estudo da Palavra Sagrada.

10/03/2011

Joe Mckinney email joe.mc@comcast.net
blog endereco http://estudos-jcm.blogspot.com/

Thursday, January 27, 2011

SUBMISSÃO 28 maio 2011

SUBMISSÃO       28 Maio 2011

I. A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA A SER SUBMISSOS A QUEM?

A DEUS
1 Coríntios 15: 27-28 “Pois se lê: Todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés”. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Tiago 4: 7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós”.

A DEUS E A CRISTO
1 Coríntios 11: 3 “Quero, porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.”.

AO EVANGELHO DE CRISTO
2 Coríntios 9: 12-15 “Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus; visto como, na prova desta ministração, eles glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade da vossa contribuição para eles, e para todos; enquanto eles, pela oração por vós, demonstram o ardente afeto que vos têm, por causa da superabundante graça de Deus que há em vós. Graças a Deus pelo seu dom inefável”.

AOS SENHORES (CHEFES DE TRABALHO)
1 Pedro 2:18-19 “Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos vossos senhores, não somente aos bons e moderados, mas também aos maus. Porque isto é agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, suporte tristezas, padecendo injustamente.”.

AOS NOSSOS GUIAS ESPIRITUAIS
Hebreus 13: 17 “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.”.

ÀS AUTORIDADES HUMANAS
1 Peter 2: 13-15 “Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, façais emudecer a ignorância dos homens insensatos, como livres, e não tendo a liberdade como capa da malícia, mas como servos de Deus. Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.”.
Romanos 13: 1-5 “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência.”.
Tito 3:1 “Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra,”. 

AOS OBREIROS NA IGREJA
1 Coríntios 16: 15-16 “Agora vos rogo, irmãos, pois sabeis que a família de Estéfanas é as primícias da Acaía, e que se tem dedicado ao ministério dos santos- que também vos sujeiteis aos tais, e a todo aquele que auxilia na obra e trabalha.”.

OS FILHOS AOS PAIS
1 Timóteo 3: 2-5 “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não ganancioso; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)”.
Lucas 2:51 “Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.”.

OS MOÇOS AOS MAIS VELHOS (OU AOS PRESBÍTEROS) (E UNS AOS OUTROS?).
1 Pedro 5: 5 “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”.

UNS AOS OUTROS
Efésios 5: 21 “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”  . 

AS MULHERES AOS HOMENS
1 Coríntios 14: 33 “porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja. Porventura foi de vós que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.”.
1 Timóteo 2: 11 “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão; salvar-se-á, todavia, dando à luz filhos, se permanecer com sobriedade na fé, no amor e na santificação.”.
1 Coríntios 11: 3 “Quero, porém, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem a cabeça da mulher, e Deus a cabeça de Cristo.”.

AS ESPOSAS AOS SEUS MARIDOS
Colossenses 3: 18 “Vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.”.
Efésios 5:22-33 “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor;    porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo.    Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos.    Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,    a fim de santificá-la, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra,    para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.    Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.    Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza como também Cristo à igreja;    porque somos membros do seu corpo.    Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne.    Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja.    Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido.”.

Tito 2:2-5 “Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor, e na constância; as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem, para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos, a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.”   ·.

II. SUBMISSÃO É A EXPRESSÃO PRINCIPAL DA HUMILDADE

EU QUERO SER, Senhor amado, como um vaso nas mãos do Oleiro:
Quebra a minha vida e faça‑a de novo,
Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo.
Como Tu queres, Senhor amado, Tu és oleiro e eu o vaso.
Quebra a minha vida e faça‑a de novo.
Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo.

Barro = submissão, obediência, humildade (Ilustração da massa maleável e dura).
“Submissão?”
“Por que eu tenho que me submeter?”
“Por que eu tenho que tolerar aquela pessoa?”
“Por que eu tenho que fazer o que os outros querem?”
“Por que eu tenho que ficar em segundo lugar?”
“Afinal de contas, eu sou mais velho, mais experto, mais capaz, mais inteligente, melhor, superior, mais merecedor! Por que eu devo ceder ao outro?”

Eu acabei de descrever o modo de pensar que é no fundo de todo pecado e maldade – orgulho e egoísmo – o oposto de humildade!

A vida crucificada é uma vida de servidão voluntária e sincera.
Se quisermos aprender de Jesus, temos que nos abrir para aprendizagem:
"Eu não entendo, explique, por favor.”
“Eu não sei, ensine-me.”
“Eu não posso fazer isso sozinho, ajude-me, por favor.”
“Eu não sei o caminho, mostre-me, por favor.”
Esta é a atitude do discípulo de Cristo – humildade!

Os pedidos que acabei de fazer - uma pessoa humilde pode fazer a uma criança, novato, uma pessoa fraca ou até uma pagã.

Somos o barro e se não nos submetermos, cedermos, nos humilharmos nas mãos do oleiro, Jesus não vai poder nos formar, transformar, moldar. O orgulhoso, arrogante, auto-suficiente, resistente, rebelde, de coração duro não pode chegar a conhecer a Deus na medida em que Deus quer. Na ilustração do barro (um submisso, outro duro) o barro submisso corresponde aos pecadores que se arrependeram às palavras de Jesus. O duro corresponde aos fariseus, duros de coração.

Uma chave para a vida cristã: abnegação e a vida crucificada –
Marcos 8:34, 35 “Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. “Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho, a salvará.”

Abnegação, compreender e concordar – todo o mundo não tem que ter fazer nossa vontade.
Marcos 9:35 “Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”“.
João 13:15 “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.”.
Mateus 23:8-10 “Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo.”.

A vida crucificado é uma vida do servir livremente.

Os atos da submissão fazem parte de paixão espiritual
1. O mundo - não isolado, nós somos parte de uma comunidade internacional, responsabilidade ambiental.
2. Os necessitados - viúvas e órfãos, sem ajuda e sem defesa.
3. Igreja- assumindo seu papel no corpo, procurando o bem comum.
4. Vizinhos e amigos - vive uma vida da bondade perante deles, ajuda em tempo da necessidade.
5. Família - escute, compartilhe, providencia
6. As escrituras- “Fale, Senhor, o ser servo escuta.”.
7. Ao Senhor - "faça comigo segunda a sua vontade”.

Que tudo isto tem haver com paixão espiritual? Isto está no coração de uma vida entregada totalmente a Deus. Está tendo o coração de Deus.  Olhando ao outro da vista espiritual, celestial. Devotando-nos com alegria a algo fora de nós, não egoísta, mas como Deus. 

III. DISCÍPULADO - JESUS É O OLEIRO E EU O BARRO

DISCIPULADO: talvez mal entendida a definição
Discipulado: A decisão da vida e o processo de dedicar sua vida para aprender de Jesus como viver, agir, tratar pessoas, agradar a Deus e como ser um ser humano. É não somente aprender o que O Mestre fala e agir como o Mestre agia, mas, também, assumir esta identidade ao ponto de definir quem eu sou. Discipulado é sobre a minha transformação na imagem de Jesus Cristo. O foco do discipulado é Jesus. Nossos olhos estão nele, não em nós mesmos. Veja
2 Coríntios 3:18 “E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.”;
Colossenses 3:5. “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.”

Uma pergunta - Como é que uma pessoa que é completamente dominada pelo orgulho pode dizer que acredita em Deus e aparecer ser muito religiosa? A resposta é esta pessoa está adorando um Deus imaginário. Ela admite na teoria que não é nada na presença deste Deus fantasma, mas toda à hora imagina como Deus aprova dela e que Deus a considera melhor aos outros. Talvez fosse destes que Jesus disse “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mateus 7:22, 23).
Será que Jesus vai dizer isto a nós? Há uma maneira de saber.

Quando nossa vida religiosa nos faz pensar que nós somos melhores do que alguma outra pessoa, podemos concluir que é Satanás agindo e não Deus. O teste real de estar na presença de Deus é que você ou se esquece de si mesmo completamente ou você se vê como um objeto pequeno e sujo. É melhor se esquecer.

O exemplo de Jesus: Filipenses 2:5-7. “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!“ Este é o exemplo de quem andou “humildemente com seu Deus”.

Dois aspectos são vistos no relacionamento maravilhoso de Cristo com o Pai - humildade e obediência.

Matthew 18: 3,4 “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”.

Lucas 14:33 “Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.”.

A coisa principal que nós temos que renunciar para ser um discípulo de Jesus Cristo é nosso orgulho! O verdadeiro humilde é obediente, porque renunciou sua própria vontade. Ele segue para onde o Senhor o precisa. Ele se rende a tudo e não resiste nada, porque não seria humilde se tivesse uma vontade, uma escolha ou uma contenda sobre a vontade do Senhor. Não tem nenhuma inclinação para um lado ou outro se deixa ser puxado para um lado que o Senhor quer. Não quer nada, não pede nada, porque se esquece de tanto. O verdadeiro humilde é uma daquelas crianças de quem Jesus disse que o reino dos céus lhes pertence. Uma criança não sabe o que necessita. Não pode fazer nada. Pensa em nada, mas se deixa ser conduzido pelo outro. 

Em Matthew 18:1-4 os discípulos perguntaram a Jesus quem era o maior no reino dos céus. Jesus deu a resposta: “quem se humilhe como esta criança.” Observe a criança. Quando foi chamado, foi imediatamente - respondendo à palavra de Jesus.

A humildade em nosso relacionamento com Deus é visto quando nós recusamos julgar em sua palavra, mas respondemos imediatamente, reconhecendo Deus como a autoridade final em nossas vidas. A dependência e a obediência desta criança devem ser a marca de nossa atitude em nosso relacionamento com o senhor Jesus. Nós devemos expressar esta humildade em nossos relacionamentos com os outros da família do Deus (Efésios 4:2 “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”). Nós devemos considerar os outros como preciosos porque são amados por nosso Pai. Nós devemo-nos ver como dele, e consequentemente como seus servos - e servos uns dos outros. Você aprendeu sempre olhar para o outro com amor? Com alguns é mais fácil do que com outros.

JESUS É O OLEIRO.  VOCÊ SERÁ O BARRO?

IV. A ESCRAVIDÃO DE INSUBMISSÃO

Uma criancinha que não consegue tudo que quer e por isso chora, grita, briga, ameaça e se faz realmente miserável perde tempos de alegria, divertimento, risos, só porque não recebeu o sorvete que quer, não podia  assistir ao programa que queria, não tem a comida favorita no almoço, não ganhou o brinquedo que queria, tinha que dormir na hora certa, não podia pular no sofá, etc. Esta criança não pode raciocinar nem ver, mas ela está se preparando para o pior forma de escravidão que existe a escravidão de insubmissão. Passará sua vida sendo chicotada pelas suas emoções sendo controlada como fantoche de cordas quando qualquer um não faz o que ela quer.

Infelizmente, alguns adultos agem ainda como essa criança. Controlado por sua demanda que as coisas vão sempre da sua própria maneira. Pessoas passam semanas, meses ou anos mal-humoradas porque algo não foi como quiseram. Até ficam doentes como sua vida dependeu disso,

Se nós aprendermos a submissão, nós estamos livres para sermos felizes mesmo com as coisas não queremos. A maioria das coisas na vida não é tão importante assim.

A maioria de contendas em igrejas acontece porque alguém não tem a liberdade de ceder à outra pessoa. Insistem que um princípio crucial está envolvido. Lutam pelo que consideram uma doutrina sagrada. Geralmente não é. Frequentemente, alguns não cedem somente porque significa que não tinha o poder. Somente quando nós aprendemos a submissão seremos capazes de nos livrar do desejo de ter o poder.

V. SUBMISSÃO TRATA COM NOSSA ATITUDE PARA COM OUTRAS PESSOAS.
1 Pedro 2:18 “escravos, submeta aos mestres”. Parece desnecessário, mas obedecer requer uma atitude. Nós podemos ceder aos desejos duma pessoa exteriormente e internamente estar na rebelião.

Livre para valorizar os outros - seus sonhos e planos se tornam importantes para nós –
Livres para ceder nossos próprios direitos para o bem de outros –
Pessoas de amor incondicional - sem a demanda que retornam nosso amor
Nós não sentimos como nós temos que ser tratados em uma determinada maneira e
Nós regozijamos em seus sucessos - nós sentimos tristes em suas falhas.
Não importa se nossos planos falharem se os deles sucederem.
Melhore servir o nosso próximo do que tem nossa própria vontade feita.
Que acontece quando você cede seus direitos?

Fica livre da raiva e amargura que você sente quando alguém não trata você à maneira você pensa que deve.
Fora com “você me ajuda e vou ajudar você, você bate no meu rosto e vou bater no seu”.
A Bíblia chama à submissão aqueles cristãos que, de acordo com a cultura e sua posição nela, eram já submissos como crianças, esposas e escravos (Colossenses 3:18 - 22). 

Estes não tiveram nenhuma escolha, mas Deus os falou como se tivessem livre escolha.
Poderiam e foram incentivados para submeter-se.
Deus fez responsáveis pelas decisões aqueles que não tiveram nenhuma liberdade para fazer decisões
Ele mandou, não por causa de sua posição na vida, mas porque "era certo no Senhor”.
Chamou aqueles que foram colocadas em posições da autoridade para se negar
Os maridos foram instruídos para amar suas esposas
Mandou os pais não provocarem suas crianças
Os mestres deviam fazer com seus escravos como Deus lhe fazia (Efésios 6:9)
Insubmissão é escravidão, mas Deus fala aos escravos como se fossem pessoas livres.

VI. A HONRA E DIGNIDADE DE SER UM SERVO
Quem é este Deus que servimos?
Salmo 50:21 Deus: “Você pensou que Eu era igual a você”
Para conhecer Deus temos que reconhecer que não podemos O compreender completamente. Ele deve ser adorado com temor e reverência.  Não posso verdadeiramente compreender o significado de seu amor para mim até que eu reconheça que Deus é amor infinito, eterno, Nenhum amor humano pode oferecer essa qualidade do amor, contudo é isso que eu preciso. Mas como podemos nós conhecer este Deus que nós não podemos compreender? Desde que somente Deus pode conhecer Deus, deve de algum modo ser traduzido em termos que nós podemos compreender. A natureza nos fala de seu poder e majestade, mas Ele é mais que Sua criação.  "Deus é espírito," Jesus diz "e aqueles que O adoram devem adorar em espírito e na verdade." Nós sabemos, a seguir, que a compreensão de Deus está discernida espiritualmente. Mas Deus é uma pessoa -- uma pessoa com quem nós podemos nos relacionar como pessoas. Sabemos isto porque Ele decidiu se revelar na pessoa de Jesus Cristo.  Veja Filipenses 2:6, 7 – Aquele que existia na forma de Deus se esvaziou e se tornou um servo.  Está nisto a essência da vida cristã. Nisto Cristo exaltou a submissão pelo próprio exemplo dele

Este é nosso exemple – o exemplo de Deus. Bem distante de fingimento, falsa humildade, submissão forçada, toda manipulação, egoísmo.  (1 Peter 2:21 “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos.”). Veja a eficácia deste tipo da atitude submissa: Um marido pode ser persuadido retornar a seu Pastor pelo comportamento reverente e santo de uma esposa cujo espírito seja sujeito a Cristo. . Pelo exemplo do nosso senhor, nós aprendemos que um espírito submisso, um compromisso de ser servo, começa com um sentido forte e autêntico da identidade. Jesus Cristo era Deus; Ele não havia nenhuma dúvida sobre o fato, (John 10: 30 “Eu e o Pai somos um”.). Deus o Filho, era igual com Deus o Pai. Na divindade existe unidade perfeita, harmonia e, naturalmente, igualdade perfeita. Como poderia Deus se transformar num servo obediente? Como poderia Deus se tornar vulnerável ao sofrimento e a morte? Deus não fingiu transformar-se um de nós; este não era brincadeira! Este era o Deus que é amor.
1 Peter 2:9, 10 “Vocês, porém, é geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora é povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.”.
Efésios 5:1 “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”.
Efésios 5:21 “Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.”.

O exemplo de Cristo ensina-nos que a submissão autêntica não é relutante! Nem é o resultado da autoridade imposta. É uma resposta escolhida, deliberada, voluntária e amor-iniciado à necessidade do outro. É um ato da adoração a Deus, a quem nós servimos servindo o outro.

Reconheça a dignidade de nossa humanidade porque é serviço rendido livremente com a finalidade de amar a Deus. Os grandes do mundo não são reconhecidos pela sua humildade! O Senhor Jesus Cristo, através de quem e para quem todas as coisas foram criadas (veja Colossenses 1:16), diz que aqueles que se humilhem como crianças serão os maiores em seu reino. Diz-nos mais: Mateus 23:11, 12 “O maior entre vocês deverá ser servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.”.

Um espírito verdadeiramente humilde faz possível para que o Deus realize seus propósitos. Não é um jogo. A humildade não deve ser usada como um meio do negócio para obter a grandeza, É a atitude que nos motiva para esquecer nossas ambições e desejos egoístas e buscar ser como Cristo. Nem é humildade uma maneira subtil de ganhar a lealdade dos outros. Não é servir a fim de ser servido ou amar a fim ser amados; perdoar a fim ser perdoado.

(I Peter 2: l6 “Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus”).

Gálatas 5: l3 “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

Quando o foco dos nossos pensamentos e ações está em nos, nós tornamo-nos neuróticos. Mas "perder" nós mesmos não é simplesmente funcional; é uma escolha deliberada para seguir o exemplo do nosso senhor, Jesus': "mas eu sou entre vocês como um quem serve!" Serviço, submissão, humildade!

O exemplo de Cristo define o que significa andar humildemente com nosso Deus.
Ser submisso significa ser como Cristo.
Submissão é uma virtude.
Vamos todos desejar oportunidades para ser como Cristo (submissos uns aos outros) nas atitudes e ações.

VII. CONCLUSÃO
Quando você era criança ou jovem, quem era a pessoa de autoridade que você tinha a maior dificuldade em respeitar? Por quê?
Quem vai seguir a Cristo vai ser reconhecido pelo seu respeito pelas autoridades. Quando um cristão tem esta atitude e estilo de vida, vai ajudar eliminar as razões de perseguições. Quando obedecemos às autoridades, obedecemos à vontade de Deus. O estilo de vida de um cristão vai ser a melhor propaganda pela causa de Cristo.

I Pedro 2:13-25
Para os cristãos ter uma influência positiva na comunidade para Cristo, como eles devem agir de acordo com Pedro?
1. “bom procedimento” – vs. 12 – “Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.”.
2. “prática do bem” – vs. 15 –” Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.”
3. “Tratai todos com honra.”. – vs. 16-17 – Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei. “4. 4. “Servos, sede submissos.”. – vs. 18-20 –“ Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus. Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus”.

VIII. APLICAÇÃO PARA A NOSSA VIDA:
Na questão de submissão, precisamos entender que uma submissão forçada não presta e não agrada a Deus. Tem que ser voluntária e sincera. Devemos reconhecer que nenhum marido tem o direito de exigir submissão da esposa. Somente Deus tem este direito e se a esposa não faz por Deus, porque eu devo esperar ela fazer somente porque eu exijo?

Se realmente entendemos como Cristo exaltou a submissão e queremos ser o que Ele quer, seremos submissos e vamos procuramos achar oportunidades de demonstrar esta nossa atitude de submissão. A aplicação será fácil e gostosa para nós.

Vamos desejar ser submissos e buscar oportunidades de praticar submissão:
A DEUS
A CRISTO
AO EVANGELHO DE CRISTO
AOS SENHORES (CHEFES DE TRABALHO)
AOS NOSSOS GUIAS ESPIRITUAIS
ÀS AUTORIDADES HUMANAS
AOS OBREIROS NA IGREJA
OS FILHOS AOS PAIS
OS MOÇOS AOS MAIS VELHOS (OU AOS PRESBÍTEROS)
UNS AOS OUTROS
AS MULHERES AOS HOMENS
AS ESPOSAS AOS SEUS MARIDOS

No comments:

Post a Comment