O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO 8 junho 2011
I. Introdução
A. Este é um dos assuntos mais controvertidos no mundo cristão hoje em dia.
B. O que é o batismo com o Espírito Santo?
C. Quando é que alguém é batizado com o Espírito?
D. Como alguém pode saber se foi batizado com o Espírito ou não?
E. Falar em línguas é o sinal de que alguém foi batizado com o Espírito?
F. O que aconteceu na casa de Cornélio em Atos 10?
G. Batismo “com” ou “no” Espírito é a mesma coisa de batismo “pelo” ou “do” Espírito?
H. Será que Jesus estava falando do batismo com o Espírito quando disse aos apóstolos: “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo” (Atos 1:8)?
I. Se há o batismo com o Espírito Santo e o batismo nas águas, como pode dizer que é "há um só batismo?
II. O Batismo com o Espírito Santo Foi Feito por Jesus, Exclusivamente.
A. Mateus 3:11; “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” (e em Marcos 1:8; Lucas 3:13-17; João 1:31-34).
1. João (quem imergia) está pregando para seus ouvintes se arrependerem e serem salvos.
2. Ele avisa que alguém maior do que ele vem vindo, portanto seu tempo para fazer esta decisão está limitado.
3. João não está falando em datas ou cronologias (nem o ordem, nem quando as coisas iam acontecer); só na grandeza de Jesus.
4. Sua autoridade seria vista em que Ele pode imergir no Espírito Santo e no fogo.
a. Jesus tem poder sobre os dois.
b. Não que os dois sejam a mesma coisa.
5. Batismo com o Espírito Santo não tem fogo.
a. As “línguas de fogo” que apareceram sobre os apóstolos em Atos 2 não foi uma imersão em fogo.
b. Os dois batismos têm dois propósitos diferentes.
6. O batismo com fogo.
a. Veja Mateus 3:12; “A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.”
i. João sabia que dentro dos ouvintes haviam dois grupos de pessoas, os que aceitariam sua mensagem (o trigo), e os que rejeitariam (a palha).
ii. Os que aceitaram receberiam o benéfico do batismo com o Espírito.
iii. Os que rejeitaram receberiam o castigo do batismo com fogo. Isto aconteceu com estes ouvintes no ano 70 d. C. quando o império Romano destruiu Jerusalém.
iv. Malaquias 4:1-6 é um paralelo a Mateus 3:10-12.
B. Atos 2:33; “Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.”
C. Ninguém (nem homens, nem o Espírito) ia batizar com o Espírito (somente Jesus faria isso. Os homens batizaram em água e o Espírito deu dons e poderes, mas nem um nem outro batizou com o Espírito. Quando se lê na Bíblia de um homem fazendo um ato ou o Espírito fazendo algo, pode saber que tal coisa não se refere ao batismo com o Espírito Santo.
III. O Batismo Com O Espírito Santo Foi Algo Feito com o Espírito e Não Feito pelo o Espírito.
A. Mateus 3:11 “batiza com (ou em) o Espírito.”
B. A Bíblia não fala do batismo “do” Espírito e sim o batismo “com” o Espírito.
1. Não foi alguma coisa que o Espírito fez (como encher, selar, dar poder, dar um dom) mas algo que Jesus fez com o Espírito.
2. Não é o dom de falar em línguas (isto é algo que o Espírito Santo fez e não Jesus (1 Coríntios 12:11).
3. Simplesmente não foi algo que o Espírito faz, e sim, algo feito com o Espírito.
IV. BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO aconteceu no Dia de Pentecostes e não antes.
A. Mateus 3:11; ainda não tinha acontecido quando Jesus foi batizado por João.
B. João 7:39 e 12:16, 23; só aconteceria depois de Jesus ser glorificado (i. e. Sua ressurreição).
C. Atos 1:4-5; aqui na hora da ascensão de Jesus, ainda não tinham recebida a promessa do Pai (v. 4), que é o BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO (v. 5).
D. Atos 2:16-17; No dia de Pentecostes, na sua pregação, Pedro identifica os eventos naquela hora como sendo o cumprimento da profecia do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO feito pelo profeta Joel.
E. O Espírito estava presente, agindo, movendo, etc. desde a criação do mundo, mas nada que Ele fez ou que foi feito com Ele antes do dia de Pentecostes se chama “o batismo com o Espírito”. Antes do Pentecostes, pessoas ficaram cheias do Espírito e receberam poder do Espírito, mas nada disso foi chamado de “batismo com o Espírito.”
F. Portanto, não é...
1. ... o poder de fazer milagres (muitos fizeram milagres antes de Pentecostes).
2. ... o dom de inspiração (muitos foram inspirados antes de Pentecostes).
3. ... ser cheio do Espírito (muitos foram antes de Pentecostes).
a. João (Lucas 1:15).
b. Isabel (Lucas 1:41).
c. Zacarias (Lucas 1:67).
4. ... ser revestido pelo Espírito, pois pessoas no Velho Testamento (antes de Pentecostes) foram revestidas com o Espírito (veja Juízes 6:34; 1 Crônicas 12:18; 2 Crônicas 24:20).
VI. Uma Definição do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO:
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO é aquilo que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes em cumprimento da promessa do Pai - Jesus derramou o Espírito sobre toda a carne. O Espírito desde então está disponível a todas as pessoas salvas, independente de raça (judeus ou gentios) ou papel no governo de Deus (sacerdote, profeta, etc.)
VII. Algumas Implicações:
A. Isso significa que o Espírito foi feito disponível para toda a humanidade. B. O batismo com o Espírito aconteceu uma vez na história. Ele, o Espírito, foi derramado uma vez por todas. Da mesma forma que Jesus morreu uma vez por todos, O Espírito foi derramado uma vez por todos e não precisa ser repetido. Estes eventos históricos nunca precisam ser repetidos. Até Atos 10:45 reflete esta verdade. Na casa de Cornélio, O Espírito Santo caiu sobre os gentios ouvindo o evangelho. Começaram a falar em línguas. Este evento convenceu os judeus que O Espírito Santo tinha sido derramado nos gentios bem como os judeus. Mas quando? No dia de Pentecostes. O tempo perfeito do verbo em Atos mostra assim. Ele indica um ato completado no passado com efeitos continuando no presente. Uma vez derramado, o Espírito começou a fazer suas obras, mas nada que Ele faz se chama “o batismo.” O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO é o que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes. O efeito do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO é o mesmo da morte de Cristo. Embora ele tivesse morrido por todos, somente os que crêem, se arrependem e são batizados nas águas recebem o benefício. Embora derramado sobre toda a carne, somente os que crêem, se arrependem e são batizados nas águas recebem o benefício.
B. Todos os salvos em Cristo recebem os benefícios do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO.
1. O batismo foi a promessa do Pai (Atos 1:4, 5).
2. Jesus recebeu a promessa do Pai e derramou o Espírito (Atos 2:33).
3. Pedro, em Atos 2:39, explicou que a promessa foi para... “vós outros” - os judeus presentes naquele dia, “para vossos filhos” - futuras gerações, e “para todos os que ainda estão longe” - os gentios (veja Efésios 2:13), “quantos o Senhor nosso Deus chamar” - todos os cristãos de todas as épocas.
4. Hoje, se você está em Cristo, você foi batizado no Espírito. Mas quando? No dia de Pentecostes. Mas como? Na mesma forma que Jesus morreu por você 2.000 anos atrás. Você recebeu o benefício da morte dele quando se tornou um cristão. O Espírito foi derramado sobre você, há 2.000 anos. Você recebeu o benefício disso quando se tornou um cristão. Pode-se dizer que toda a humanidade foi batizada com o Espírito potencialmente, somente os que se tornam cristãos são batizados no Espírito efetivamente.
VIII. O Batismo com o Espírito Não Significa “Receber Poder Milagroso do Espírito.”
A. Lucas 24:49 (“Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.”) não diz que a promessa do Pai = receber poder, mas diz que iam receber os dois permanecendo na cidade. O Espírito dava poder antes do dia de Pentecostes, mas o “batismo” não aconteceu antes de Pentecostes.
B. Jesus deu o Espírito e o Espírito deu poder, mas o batismo é o que Jesus fez e não o que o Espírito fez.
C. Nem todos os cristãos fizeram milagres, mas todos os cristãos receberam o Espírito.
D. O batismo com o Espírito, sendo um evento único e histórico, não faz sentido falar em “receber o batismo do Espírito.” A Bíblia jamais fala assim. Como pode receber um evento histórico? Podemos receber o Espírito ou receber um dom do Espírito mas não “o batismo do Espírito.”
IX. Devemos Distinguir Entre “o Batismo Com o Espírito,” Que É Obra de Jesus, e Dando Poder, Que É Obra do Espírito.
A. Este é o erro mais comum no entendimento de muitas pessoas é confundir o que Jesus fez com o Espírito (batizou ou derramou) e o que o Espírito fez, uma vez derramado, ou feito disponível.
1. Por exemplo, o Espírito deu poderes milagrosos para os homens falarem em outras línguas e curarem os doentes.
2. Ele sela os quem crêem em Cristo, habita pessoalmente nos salvos, inspirou os apóstolos e profetas, conforta e guia, etc., mas nada disso se chama “o batismo.”
3. O batismo é o que Jesus fez com o Espírito no dia de Pentecostes (Ele, figurativamente, imergiu toda a humanidade no Espírito).
4. Na Bíblia, quando o Espírito desceu, pousou, caiu sobre alguém, a pessoa recebeu o poder divino.
a. Mateus 3:16; Lucas 3:22; Marcos 1:10; João 1:32 Ele desceu (veio, pousou) sobre Jesus e Jesus começou a fazer milagres (Lucas 4:18).
b. Lucas 2:25-27; Simeão profetizou.
c. Lucas 1:35; Desceu sobre Maria e ela concebeu Jesus.
d. Atos 1:8; apóstolos receberam poder ao descer sobre eles o Espírito.
e. Atos 2:3, 4; o Espírito repousou sobre eles e falaram em línguas.
f. Atos 8:16; o Espírito descendo sobre eles fariam sinais.
g. Atos 10:44, 45; o Espírito caiu sobre eles e falaram em línguas.
h. Atos 19:6; o Espírito veio sobre os Efésios e falaram em línguas e profetizavam.
Note que em Atos 8; os apóstolos foram homens especialmente escolhidos para testemunhar a ressurreição de Jesus. Tinha qualificações: Lucas 24:48; Atos 1:8; 1 João 1:1-2 e credenciais: 2 Coríntios 12:12; 1 Coríntios 9:1; Atos 1:21, 22; 8:18. Eles e somente eles tinham o poder de fazer cair o Espírito (e assim receber poder) pela imposição das suas mãos.
CONCLUSÃO
1. O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO NÃO É.
A. Não é alguma coisa administrada por outro, que não seja Jesus (Mateus 3:8-12; Lucas 3:13-17; João 1:31-34; Atos 2:33).
B. Só Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo.
C. Não é alguma coisa que aconteceu antes do dia de Pentecostes (Atos 2).
João 7:39: só aconteceu depois de Jesus ser glorificado.
Atos 1:4-5: dez dias antes, ainda era futuro.
D. Não é o poder de fazer milagres (muitos fizeram milagres antes de Pentecostes).
E. Não é o dom de inspiração (muitos foram inspirados antes de Pentecostes).
F. Não é ser cheio do Espírito (muitos foram antes de Pentecostes).
João (Lucas 1:15).
Elizabete (Lucas 1:41).
Zacarias (Lucas 1:67).
G. Não é o dom de falar em línguas (isto é algo que o Espírito Santo fez e não Jesus - 1 Coríntios 12:11).
H. Não é ser revestido pelo Espírito.
Foram revestidos com poder e não com o Espírito.
Pessoas no Velho Testamento (antes de Pentecostes) foram revestidas com o Espírito (Juízes 6:34; 1 Crônicas 12:18; 2 Crônicas 24:20).
O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO É AQUILO QUE JESUS FEZ COM O ESPÍRITO NO DIA DE PENTECOSTES
A. O que foi que Jesus fez naquele dia?
B. Ele derramou o Espírito sobre toda a carne de uma vez por todas!
C. A partir daquele dia o Espírito ficou disponível para todas as pessoas (“toda carne”) que são chamados pelo evangelho (nós desfrutamos disso no momento que nos tornamos cristãos).
D. O Espírito, uma vez derramado, fez muitas coisas (habitar, selar, dons, etc.), mas nada que Ele fez se chama “o batismo com o Espírito.”
E. Aconteceu uma vez para sempre e nunca precisa ser repetido (Atos 2:33, 38-39).
F. Graças a Deus por meio do BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO podemos ter a Divindade vivendo dentro de nós como garantia de nosso relacionamento com Ele.
“Fostes selados com o Santo Espírito da promessa...” – Efésios 1:13
“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos” – 1 Coríntios 6:19
APPENDICE: I ESCRITURAS DE REFERÊNCIA
Números 11:26 Porém, no arraial, ficaram dois homens; um se chamava Eldade, e o outro, Medade. Repousou sobre eles o Espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saísse à tenda; e profetizavam no arraial.
Números 24:2 Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus.
Juízes 3:10 Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu.
Juízes 11:29 Então, o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté; e, atravessando este por Gileade e Manassés, passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou contra os filhos de Amom.
1 Samuel 19:20 Então, enviou Saul mensageiros para trazerem Davi, os quais viram um grupo de profetas profetizando, onde estava Samuel, que lhes presidia; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram.
1 Samuel 19:23 Então, foi para a casa dos profetas, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, que, caminhando, profetizava até chegar à casa dos profetas, em Ramá.
2 Crônicas 15:1 Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede.
2 Crônicas 20:14 Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe,
Ezequiel 11:5 Caiu, pois, sobre mim o Espírito do SENHOR e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque, quanto às coisas que vos surgem à mente, eu as conheço.
Mateus 3:16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele.
Luke 2:25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
26 Revelou-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor.
34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição
35 (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
Atos 1:8 Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Atos 2:3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
Atos 8: 14 Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
15 os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo;
16 porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.
17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.
Atos 10:44 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Atos 11:15 Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós, no princípio.
Atos 19:6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
APPENDICE: II
Agora, vamos comparar o batismo com o Espírito com o batismo nas águas para ver qual dos dois é o "um só batismo" de Efésios 4:5.
BATISMO NAS ÁGUAS (EM NOME DE JESUS)
A. Feito por homens
Mateus 28:1
Atos 8:38
1 Coríntios 1:14-16
B. Feito com água
Atos 8:38-39
Atos 10:47
C. Acontece muitas vezes (com cada conversão)
D. É um mandamento e não uma promessa
Atos 2:38
Atos 22:16
E. UMA DEFINIÇÃO: O batismo cristão é imersão em água em Nome de Jesus (pela autoridade de Jesus) para remissão dos pecados. É sempre procedido pela fé e o arrependimento.
F. Alguns ensinos:
O batismo nas águas é necessário para salvação (Marcos 16:16; Atos 2:38; 22:16)
O batismo só é lícito para quem crê (Atos 8:37, 38)
O batismo simboliza um sepultamento (Romanos 6:3-6). É por imersão.
No batismo, entramos "em Cristo" (Gálatas 3:26, 27)
Efésios 4:5 diz que "há um só batismo. Este batismo é o batismo nas águas, porque o batismo com o Espírito já aconteceu sem precisar se repetir. Porém, o batismo nas águas continua sendo feito sempre que alguém se torna cristão.
APPENDICE: III
Alguns dizem que “o batismo do Espírito” foi prometido somente aos apóstolos. . O "batismo do Espírito" para estas pessoas é quando alguém recebe o poder do Espírito como inspiração, revelações, milagres, etc. Mas existem problemas com essa idéia.
Primeiro, a expressão “batismo do Espírito” não existe na Bíblia. Todas as traduções têm “batismo com o Espírito.” Não é um batismo que o Espírito faz, mas antes, é um batismo onde o Espírito é utilizado.
Nas promessas do Velho Testamento, é o Espírito que seria derramado e isso seria evidente devido aos dons que o Espírito dava. Tem que ser mantido na mente o que é que foi derramado - não foram os dons, mas o Espírito. A promessa foi o Espírito e não os dons que o Espírito distribuiria depois de ser derramado. Milagres e dons já foram feitos bem antes deste batismo, mas o que foi prometido somente ocorreu naquele dia e não antes. Até aquele dia o Espírito nunca foi derramado para todos, mas desde aquele dia todos podem receber o Espírito. As palavras de Jesus em Atos 1:4- 5 mostram que a promessa do Pai e o batismo com o Espírito eram a mesma coisa. Quando os apóstolos receberam o Espírito em Atos 2, Pedro disse em v. 16 que a profecia de Joel (a promessa do Pai) estava sendo cumprida. Isso concorda com as palavras de Jesus em 1:4 e 5. Em 2:33, Pedro concorda com João 7:39, e claramente diz que a promessa foi o derramamento do Espírito Santo. Quando Pedro diz: “isto que vedes e ouvis”, ele está usando as manifestações do Espírito para ilustrar que o Espírito, de fato, foi derramado. Jesus derramou o Espírito como foi prometido desde a antigüidade.
Os que dizem que a promessa do batismo com o Espírito foi feita somente aos apóstolos afirmam que nas passagens onde Jesus fala sobre isso, somente os apóstolos estavam presentes (por exemplo, Atos 1:4-5). Mas quando Jesus falou aos apóstolos, isso não necessariamente limitou essa promessa. De verdade, quando nós olhamos todas as passagens que falam sobre este batismo, nós vemos que isso não é a verdade. Quando João Batista falou, ele não estava falando somente aos apóstolos. Ele falou à multidão dos judeus que foram ser batizados por ele (Mateus 3:1-12 e Lucas 3:15, 16). Quando o apóstolo João falou da promessa (que é o batismo com o Espírito) em João 7:39, ela não foi limitada somente para os apóstolos. A promessa de Atos não é limitada somente para alguns, mas é uma promessa para todos os salvos.
A razão que alguns pensam que foi limitada é porque eles não entendem que o batismo com o Espírito não é a distribuição dos dons (e. g., línguas, etc.), nem uma coisa miraculosa.
APPENDICE IV O Caso de Cornélio (Atos 10-11)
Atos 10: 44-45 Pedro foi chamado para pregar aos gentios. Enquanto ele estava pregando, o Espírito caiu sobre os gentios e eles começaram a falar em línguas. Isso quer dizer que os gentios receberam o Espírito antes de se tornaram cristãos?
Com certeza o Espírito já agiu em várias pessoas antes de Atos 2. Saul no Velho Testamento é um exemplo. Em 1 Samuel 10:10, o Espírito do Senhor se apossou de Saul, e ele profetizou (veja também 1 Samuel 11:6). Em 1 Samuel 16:14 é dito que o Espírito do Senhor foi retirado, mas em 1 Samuel 19:23 o Espírito veio sobre Saul de novo e ele profetizou. O Espírito pode ver sobre alguém, fazer ele profetizar (ou fazer outra coisa) e se retirar. Alguém sendo influenciado pelo Espírito, até ao ponto de profetizar, não quer dizer que o Espírito habita naquela pessoa como foi prometida no Velho Testamento para as pessoas do tempo do Messias.
Em Atos, nós aprendemos sobre a promessa do Espírito através da pregação de Pedro em capítulo 2. Quando alguém é chamado por Deus e se torna cristão, esta pessoa recebe o dom do Espírito. Isso é possível porque o Espírito foi derramado sobre toda a carne. Em Atos 10, Deus quis mostrar que isso incluiu os gentios, justamente como seria pregado mais tarde: “não há distinção”. O Espírito caiu sobre eles antes que se tornaram cristãos, mostrando que Deus aceita os gentios como eles são. Quando Pedro e os outros viram isso, eles reconheceram que quando o Espírito foi derramado, lá em Atos 2 (o verbo está no perfeito), Ele tinha sido derramado sobre os gentios também. Então, sem hesitação, os gentios foram batizados, sem circuncisão, e, segundo a promessa, receberam o dom do Espírito Santo.
No comments:
Post a Comment